Dicas da Qnax

Quer viajar sem gastar muito? Confira todas as dicas

Pesquisar com antecedência, ser flexível e selecionar bem os luxos são algumas dicas essenciais para quem deseja curtir e fazer uma viagem econômica!

 

É difícil encontrar uma pessoa que não goste de viajar. Além de proporcionarem descanso, as viagens são uma oportunidade de relaxar, viver histórias inesquecíveis, entrar em contato com outras culturas e visões de mundo, além de conhecer comidas, lugares e pessoas novas.

Contudo, muita gente ainda deixa de viajar por não ter dinheiro suficiente. Se guardar uma grana é importante para você, saiba que existem outras formas de passear.

Por isso, se faz tempo que você deseja viajar, mas ainda não conseguiu por não saber organizar uma viagem barata, confira algumas dicas essenciais para poder curtir mesmo com um orçamento mais baixo.

Pesquisa

A regra de ouro para quem vai viajar e não está com grana sobrando é pesquisar alguns gastos com antecedência, desde passagem aérea ou terrestre até hospedagem e ingresso para alguns passeios. Essa dica é ainda mais importante se a viagem ocorrer em alta temporada.

Em caso de destino internacional, o recomendado é buscar passagens com, pelo menos, quatro meses de antecedência. Para viagens nacionais, esse período pode ser menor, dependendo do trajeto — voos como Rio-São Paulo ocorrem todos os dias e podem sair mais em conta.

Passagens

No que se refere às passagens, é uma boa procurá-las em sites que te permitem comparar os preços de diferentes companhias, datas e horários. Assim, você pode escolher o mês em que vai viajar e verificar quais são os dias com passagem mais barata.

Se você não encontrou passagens para o dia e o horário desejado, uma boa alternativa é criar um alerta no site pesquisado. Isso faz a página te enviar um e-mail quando houver passagem disponível no período escolhido.

Outra possibilidade é usar plataformas de viagem compartilhada, em que alguém que já está indo de carro para o destino oferece uma carona a partir do pagamento de determinado valor (estabelecido pelo indivíduo). Antes de fechar uma viagem com um completo estranho, você pode verificar o perfil da pessoa e as avaliações de outros usuários que compartilharam a viagem com ele.

Economia

Quem quer viajar mesmo não tendo muita grana guardada precisa ter em mente qual é a média do quanto pode gastar por dia. Se você está acostumado a se hospedar em hotéis mais chiques, essa pode ser a oportunidade de buscar uma pousada ou um hostel simples.

Os elementos básicos que devem ser considerados ao escolher a hospedagem são: cama confortável, lugar limpo, chuveiro bom, boa localização e rede Wi-Fi. É uma boa ideia comparar algumas hospedagens que oferecem café da manhã com outras que não oferecem e, assim, verificar se a refeição matinal está saindo mais cara naquela região.

Conhecer a gastronomia local é um atrativo, mas você pode fazer isso de forma mais ocasional, cozinhando uma ou outra vez no local em que está hospedado. Geralmente, os hostels permitem que isso seja possível.

Outra boa dica é desencanar dos guias de turismo, que costumam privilegiar estabelecimentos mais caros. Em vez deles, você pode buscar indicações de bons lugares para comer, sem preços abusivos, com moradores locais.

Flexibilidade

Esta é a palavra-chave de bons viajantes. A necessidade de ser flexível e abrir possibilidades para novas experiências, desde datas até comidas e passeios, é fundamental não só para ajudar no orçamento, mas também para reduzir situações estressantes desnecessárias.

Se você não está com o tempo tão apertado, pesquise com antecedência quais são as datas com passagens mais baratas para o período escolhido. Se não conseguiu comprar um ingresso para um passeio no dia que desejava, refaça os planos e deixe-o para outro momento.

Também lembre-se de não lotar a mala na ida, deixando espaço para trazer algumas lembranças ou presentes que serão comprados durante a viagem. Selecione bem o que levar na bagagem para não carregar roupas, calçados e acessórios desnecessários, correndo o risco de pagar uma taxa pelo excesso de peso.

Leave a Reply

O email foi ocultado.