investir no setor de TI
Dicas da QnaxEmpresárioEmpresasPequenos Negócios

Por que investir no setor de TI?

O investimento na tecnologia da informação tem se provado uma necessidade cada vez mais aparente para todos os setores do mercado.

Foi-se o tempo em que bastava um notebook escritório para informatizar sua empresa. Hoje em dia, são necessários diversos elementos para tornar uma empresa funcional em questões de tecnologia.

A área é uma das que mais cresce atualmente e, principalmente devido a crise gerada pela pandemia do COVID-19, tem se provado ser um elemento fundamental em qualquer empresa que deseja se manter ativa.

Apesar de cada vez mais pessoas compreenderem a necessidade de ter um setor de TI, algumas empresas ainda não se deram conta da necessidade de ter uma equipe qualificada e com equipamentos de ponta para conseguir desenvolver um trabalho adequado.

Uma boa equipe de Tecnologia da Informação tem potenciais infinitos para a sua empresa, aumentando a produtividade com soluções inovadoras de tecnologia, reduzindo custos das operações e dos processos repetitivos.

Permitindo, assim, que seu time foque em conquistar novas oportunidades.

Todas essas interações acabam gerando resultados bastante positivos para a empresa, transformando o gasto com bons profissionais de TI em um investimento de retorno bastante satisfatório. 

Isso porque a margem de lucro do empresário que investe em TI tende a crescer.

Além do mais, companhias que ainda veem o setor tecnológico como um custo a mais acabam perdendo boas oportunidades de crescimento e de desenvolvimento, ficando para trás no mercado que evolui quase diariamente.

Outro grande ponto de vantagem de empresas que já tinham uma equipe de TI estruturada é que, quando o distanciamento social para conter o avanço do coronavírus se iniciou, estes empreendimentos já tinham formas de lidar com os problemas gerados.

Não basta, entretanto, ter uma boa instalação de internet em um ambiente para usufruir dessas tecnologias. É preciso pensar em todos os elementos que podem auxiliar esse tipo de trabalho.

Isso porque uma empresa que investe em TI terá muito mais soluções para trabalho home office, aplicações que funcionem remotamente e não façam a empresa perder seu trabalho, por exemplo.

As consequências de não apostar em profissionais de Tecnologia da Informação costumam ser sentidas tanto a curto, como a longo prazo.

Isso porque quanto menos uma empresa tiver investido em sua própria tecnologia, menos inovações ela conseguirá ter, e por consequência, acabará se tornando obsoleta no mercado.

Além disso, sempre que algum obstáculo surgir, o negócio precisará correr e “apagar o incêndio”, não possuindo meios de se proteger e de lidar com calma com as situações que se apresentarem.

A TI permite que uma empresa consiga automatizar processos, definir novas estratégias de negócios e usar a tecnologia a favor da empresa, não como um obstáculo, mas como uma ferramenta de produção. Por isso, o investimento na área se faz cada vez mais necessário.

Mesmo uma empresa que trabalhe com meios manuais, como uma empresa de refeições coletivas, tem muito a ganhar investindo em TI, automatizando parte de seu processo para conseguir novos resultados.

Para isso, basta compreender quais são os principais pontos em que a tecnologia da informação toma espaço no mercado e prova-se uma grande aliada de qualquer empresa. Conheça-os a seguir.

1 – Aumento de produtividade

Um negócio que investe em TI tem a possibilidade de utilizar a gestão do conhecimento, um elemento fundamental nos dias de hoje para a construção de uma boa política de processo.

Quando uma empresa está ligada de forma positiva a seu setor tecnológico, ela consegue diminuir o desaproveitamento de diversas fontes. Uma das principais é o desperdício de tempo.

Isso porque uma das grandes vantagens da Tecnologia da Informação é criar soluções de automação de processos.

Assim, tornando elementos repetitivos e que geram um desgaste de funcionários e de tempo de trabalho em processos simples, realizados por inteligência artificial (IA).

Você pode ter uma sala de reunião moderna em seu escritório, mas é com equipamentos de ponta que a diferença será feita na empresa.

Com sua equipe livre de perder tempo com atividades repetitivas, você pode focar-se no setor negocial, fundamental para o desenvolvimento da empresa.

Estas tarefas deixam de exigir que alguém especializado fique preso fazendo os serviços manuais, o que tira o medo de que, caso algo aconteça com aquele funcionário específico que o impeça de comparecer ao trabalho, todo o processo acabe parando.

Uma equipe respaldada por um setor tecnológico competente, com equipamentos adequados para trabalhar também sente-se valorizada, sabendo que é importante seu trabalho e que a empresa está cuidando do bem-estar de todos.

Como consequência, um funcionário satisfeito é muito mais produtivo do que aquele que, por conta de problemas de equipamento e de uma estrutura precária de tecnologia, acaba ficando desiludido e cansado de operacionalizar suas tarefas.

2 – Mobilidade de dados

Um dos principais pontos que fez o setor de TI ser muito alavancado depois do início da pandemia é a questão da mobilidade. A tecnologia está transformando o meio de trabalho das pessoas, desde as equipes de gestão até o operacional de uma empresa.

Inúmeras companhias já adotam o home office como parte de seu padrão de funcionamento, e até mesmo ferramentas móveis como tablets e smartphones podem ser utilizadas para o trabalho de qualquer lugar do mundo.

Entretanto, para conseguir utilizar corretamente essas funções não basta uma boa conexão com a internet no local onde o funcionário se encontra. É preciso que toda a empresa esteja estruturada para trabalhar de forma digital.

Nesse ponto, a tecnologia da informação surge como ferramenta fundamental para essa formação. 

Criar soluções que utilizem ferramentas digitais como armazenamento em nuvem, serviços e operações remotas e ferramentas de gestão são parte integrante desta criação.

A velocidade de acesso aos dados é parte essencial do trabalho de TI para permitir que toda a equipe possa usufruir do trabalho remoto. 

Essa expertise foi o que manteve – e ainda está mantendo – muitas pessoas ativas no mercado de trabalho durante o período do isolamento social.

Caso você ainda assim precise de uma assinatura física ou outro documento que não possa ser digitalizado, pode se apoiar em serviços avulsos como serviço de motoboy para entregar esse tipo de informação para o gestor.

3 – Comunicação aprimorada

Outro dos pontos positivos de um bom investimento na área de TI é que elementos como a comunicação da empresa, tanto interna quanto externa, acabam sendo otimizados pelas ferramentas digitais e tem seus custos reduzidos.

Claro que você ainda pode ter um cartão de visita colorido para sua empresa, mas hoje em dia, é fundamental se adequar à comunicação digital.

Isso porque os serviços de comunicação acabam melhorando o entendimento entre as partes e evitam o retrabalho, uma vez que é muito mais fácil identificar com quem uma pessoa precisa se comunicar e encaminhar diretamente para ela a informação.

Dentre os principais, estão:

  • E-mail;
  • Mensageiros privados;
  • Redes sociais;
  • VoIP e telefonia digital.

Além disso, podemos citar o uso de agendas e calendários integrados a ferramentas de comunicação, permitindo que todos tenham acesso a informações relevantes dentro do ambiente corporativo.

Até mesmo o gasto com viagens e estruturas de reunião pode ser reduzido se os serviços de telefonia digital e de vídeo conferências forem utilizados corretamente, otimizando o orçamento da empresa, sem perder a qualidade em sua comunicação.

4 – Melhor gestão

A tecnologia da informação consegue gerar relatórios e análises com agilidade e assertividade nos dados, permitindo a uma equipe de gestão muito mais controle sobre a situação da empresa.

Através da utilização de bancos de dados e de inteligência artificial, é possível compreender exatamente quais pontos devem ser melhorados e o que está funcionando nas decisões tomadas pela equipe de gestão.

Isso permite a criação de uma melhor visão sobre o andamento do empreendimento.

Uma empresa de auto peças universal precisa que sua equipe de administração esteja sempre ciente das etapas dos processos de venda para conseguir manter bons resultados, por exemplo.

Portanto, o setor de TI é um grande aliado da gestão, pois é de onde surgem soluções adequadas para desenvolver novas capacidades e ideias dentro do ambiente empresarial, possibilitando tomadas de decisão muito mais conscientes por parte das equipes gestoras.

Além disso, com uma boa estrutura de TI é possível acessar esses relatórios remotamente, garantindo segurança para o gestor, que também poderá ficar sobre o regime de teletrabalho, assim como seus colaboradores.

Afinal, por ocasião da atual situação em que vivemos, é importante levar em conta que quanto menos contato for necessário dentro de um ambiente corporativo, melhor para todos os envolvidos.

5 – Aumento na segurança 

Um dos principais medos da maioria dos empresários com esse avanço tecnológico é a segurança de seus dados.

Quanto mais tempo passamos na internet, mais casos vemos de pessoas que tiveram dados importantes furtados, e isso gera medo e ansiedade ao tentar levar sua empresa para o campo digital.

Entretanto, um dos alicerces de uma boa equipe de TI é a preocupação com a segurança corporativa.

Quanto mais investimento você colocar em sua equipe, mais soluções eles conseguirão criar para manter um ambiente seguro e confortável para qualquer tipo de situação.

Isso permitirá que todas as informações de sua empresa permaneçam em segurança, trazendo mais tranquilidade para a entrada no mundo digital.

Mesmo uma empresa que vende caixa para arduino precisa ter seus modelos e documentação de clientes protegido para não ter problemas.

Conclusão

A necessidade de investimento em TI tem se tornado cada vez mais uma prioridade em qualquer empresa que tem o desejo de manter-se competitiva.

Este artigo buscou apresentar a importância de como ter profissionais de Tecnologia da Informação em seu negócio torna-se indispensável para se reinventar em um mercado que sofre constantes atualizações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

O email foi ocultado.