Ferramentas

Por que investir em integração de sistemas?

Com a alta demanda de procedimentos em pequenas e médias empresas, conseguir encontrar uma forma de reduzir o tempo gasto nessas atividades pode ser um grande desafio, mas que um sistema integrado pode ajudar a resolver.

O melhor é que essa diminuição de tempo não compromete a qualidade e nem a eficiência do trabalho e, além disso, também é capaz de reduzir custos e minimizar erros.

Se deseja saber como alcançar tudo isso para o seu negócio, continue sua leitura. Esse artigo explicará o que é um sistema integrado, as razões que o torna indispensável para uma empresa e quais são as vantagens de sua aplicação.

Depois, certamente você vai querer usar a sala para palestra de sua empresa para compartilhar todas essas informações com seu time. Acompanhe!

O que é a integração de sistemas?

Um sistema integrado é o resultado de um processo que busca reunir diversas soluções, para que todos os dados contidos em cada um dos sistemas passem a fazer parte de um único sistema, maior e mais abrangente.

Esse sistema único permite o compartilhamento dos dados de forma mais ágil e fácil. Logo, uma empresa, seja ela pequena, média ou grande, possui vários departamentos:

  • Comercial;
  • Finanças;
  • Administrativo, 
  • Comunicação;
  • Marketing;
  • Recursos humanos;
  • Logística;
  • Estoque

Todas as funções desses setores precisam ser gerenciadas e, para que isso ocorra de forma eficaz, entra em ação a integração de sistemas, que traz todas as soluções em uma só.

Ou seja, tudo fica mais fácil, mais rápido e eficiente. É como se o sistema integrado fosse quadros de distribuição montados: você já tem tudo na mão, só precisa manusear.

Por que integrar os sistemas de sua empresa?

Agora que já sabe o que é a integração de sistemas e que ela abrange todos os departamentos de uma empresa, chegou a hora de entender a importância de aplicá-la em seu negócio.

Um sistema integrado é capaz de desenvolver em sua empresa, principalmente:

1. Maior segurança para os dados

As tecnologias advindas do sistema integrado reduzem os problemas relacionados à perda de informações importantes e relevantes para a empresa. 

Isso porque permitem o armazenamento de dados em nuvem, o que protege todas as informações em caso de roubos ou ataques cibernéticos, já que só pessoas autorizadas podem ter acesso a essas informações, através de chaves.

Ou seja, caso a sua empresa seja desse ramo, a segurança do trabalho está, sim, relacionada ao ltcat construção civil, por exemplo. 

Mas também à aos meios investidos para promover a segurança das informações dos funcionários e da própria empresa no geral.

2. Facilita a tomada de decisões

A partir do que foi dito anteriormente, é possível entender o sistema integrado como um grande banco de dados dos registros importantes da empresa, que são fundamentais para a atuação estratégica de líderes e gestores.

O acesso aos relatórios, indicadores e números relevantes de cada setor permite uma visão maior e geral da empresa, permitindo a tomada de decisões mais assertivas e abrangentes, que trarão melhores resultados para o negócio.

3. União entre os setores e aumento na produtividade

Os softwares de gestão, como o de integração de sistemas, são capazes de unificar os setores da empresa, o que representa uma boa vantagem na resolução de demandas e consultas de informações relevantes.

Com esse sistema, os processos são digitais e todas as áreas têm acesso às informações por meio de um só lugar. Procedimentos como planilhas ou outros tipos de registros são dispensados.

Contextualizando, o pessoal de vendas ou qualquer outro setor, por exemplo, vai saber os números da área de estoque e vai poder se programar quanto a isso.

Com a unificação dos setores e a automação de alguns procedimentos, a equipe passa a realizar as atividades propostas de forma mais rápida e ágil também.

Como consequência, ela pode passar a se dedicar a mais atividades ainda, porque o que não faltará é tempo. Isso gera maior produtividade para o time.

4. Diminuição de erros nos processos

A integração de sistemas possibilita a automação de muitos procedimentos, tornando-os mais simples.

Isso minimiza os erros ocasionados por atividades executadas de forma manual e, consequentemente, problemas maiores no futuro, como dados incorretos.

A título de exemplo, você, gestor de uma indústria, pode identificar a necessidade da automação pneumática industrial em suas máquinas e equipamentos, após obter acesso à análise geral da empresa, através da unificação de sistemas.

Dentro deste item, também cabe falar sobre a diminuição do tempo gasto nessas atividades. Ou seja, a automação, ligada à integração de sistemas, diminui não só os erros processuais, mas também o tempo gasto com tarefas repetitivas.

5. Redução da necessidade de envio de e-mails

O envio de e-mails é, sim, muito importante para a comunicação de pessoas dentro do ambiente de trabalho. Mas não se pode negar que certo tempo é consumido para que eles possam ser elaborados, encaminhados e lidos.

Já que o sistema integrado serve como um grande banco de dados, conforme falado anteriormente, não se faz mais necessário o envio de planilhas, documentos e relatórios via e-mail, pois todas essas informações estão concentradas em um só lugar.

Sendo assim, o e-mail passa a ser somente para uma comunicação mais direta, mesmo entre os funcionários. Inclusive, dependendo do assunto, você pode usar até uma sala de reunião pequena para comunicá-lo. Isso com certeza aliviará sua caixa de entrada.

6. Crescimento das margens de lucro 

É fato que todas as empresas visam o aumento de lucro. No entanto, às vezes, elas podem não se ater que pequenos hábitos podem trazer esse resultado de forma mais rápida.

A aplicação do sistema integrado é um desses hábitos que devem ser adotados no dia a dia empresarial para trazer, também, o aumento de lucros, já que ele é capaz de melhorar a produtividade.

Ademais, a unificação de sistemas aumenta a produtividade da equipe. A partir desse aumento, vem o crescimento do desempenho do time, que é fundamental para o aumento dos lucros. Uma coisa leva a outra.

Vantagens do sistema integrado na empresa

Além de todas as razões para se aplicar a integração de sistemas em sua empresa, ainda é de suma importância que você conheça os benefícios trazidos por esse sistema.

Essas três vantagens podem ser tão específicas inovadoras como um hotel para cachorro idoso:

Otimização da gestão

O sistema integrado consiste na atualização de informações, por parte de todos os departamentos de sua empresa, sobre os processos realizados. Assim, as movimentações e informações de cada um desses setores ficarão registradas. 

A partir disso, você terá um conhecimento geral de tudo o que acontece na empresa, de forma organizada e eficiente. 

Sendo assim, uma consequência direta do uso desse sistema, é a agilidade no fluxo de informação e, então, a redução de tempo em diversas ações rotineiras, como por exemplo, um funcionário acessar o sistema e saber de imediato quais produtos estão em estoque.

Diminuição de custos

Com a integração de sistemas, você remove do processo produtivo as atividades e operações que não trazem valor à entrega final do produto e, automaticamente, diminui os custos.

Isso porque essa integração organiza processos, dispõe a estrutura empresarial e agrupa melhor as informações adequadas. Tudo isso de forma digital.

Supervisão total

Os gestores podem acompanhar em tempo real todas as operações da empresa. Isso traz controle dos resultados e a identificação dos problemas de forma mais rápida.

Por exemplo, em uma empresa de motoboys, o gestor pode saber, ao acessar o sistema de integração, qual é a demanda por esses entregadores, se é necessário contratar mais, se eles estão executando as atividades propostas pelos clientes de forma satisfatória, etc.

Isso gera uma melhor tomada de decisões, como o artigo abordou em seu início, mas também uma maior eficácia das soluções, a partir do momento que você consegue  identificar exatamente qual é o problema.

Para isso, a criação de dashboards pode ser uma grande aliada, uma vez que esses painéis e gráficos vão ser cruciais para uma análise satisfatória e obtenção de maior controle sobre o negócio.

Considerações finais

Ao chegar aqui, você passou pela definição de sistema integrado, pela importância de usar esse sistema em sua empresa e quais são as vantagens trazidas por ele.

Sendo assim, conseguiu captar que, tão eficaz quanto um sistema de irrigação por gotejamento automatizado, só a aplicação da integração de sistemas em um negócio para melhor administrá-lo.

Isso porque ele engloba inúmeras questões, que vão desde o operacional, até os resultados finais, sendo todos esses processos super otimizados por ele.

A partir disso, não tem como negar a essencialidade desse tipo de sistema e muito menos que ele pode trazer muitos benefícios para sua empresa.

Leave a Reply

O email foi ocultado.