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A tendência que virou realidade: Lojas virtuais podem acabar com lojas físicas?
Tecnologia

O que é o OpenGL?

A maioria dos jovens e mesmo dos adultos de hoje conhece bastante o universo dos games e do cinema. Mas poucas são as pessoas que sabem o que é a OpenGL, e quais são as aplicações dela para além do mundo do entretenimento.

Sigla para Open Graphics Library, algo como “Biblioteca de Gráficos Abertos”, na prática, se trata de uma espécie de interface para hardwares gráficos. Ou seja, algo diretamente ligado ao desempenho e qualidade gráfica de vários programas.

Antes, ao instalar programas que exigiam desempenho gráfico, era muito comum ouvir falar em opções como Direct3D, que é outro exemplo de API (Application Programming Interface) a Interface de Programação de Aplicativo, outro modo de referir-se à OpenGL.

Os termos podem parecer técnicos demais, mas são simples de entender após alguma prática de leitura e aplicação. Além disso, profissionais da área, como de uma assistência técnica Grundfos, que lidam com instalação de sistemas, podem dominar o assunto.

O que realmente chama atenção é o fato de que a OpenGL atinge altos desempenhos quando comparados com soluções anteriores. Embora produzido em C e C++, ela também tem alcance maior, reforçando sua proposta de universalidade de aplicação.

Tanto é assim que a Direct3D tem uma aplicação exclusivamente voltada para a plataforma Windows (Microsoft), ao passo que a OpenGL funciona em qualquer sistema operacional, ampliando bastante sua gama de aplicações.

Assim, além de ser aplicada na produção de ferramentas de jogos e filmes, ela ainda serve para programas voltados para o processamento de superfícies tipicamente matemáticas, e mesmo para ferramentas de aplicação de modelagem 3D.

Hoje, por exemplo, um software voltado para projetos arquitetônicos pode fazer uso da OpenGL, seja para fazer a projeção de uma torre empresarial, ou seja, o simples efeito de uma automação residencial iluminação no conjunto de um espaço escuro.

Por isso, decidimos escrever este artigo, trazendo os principais conceitos acerca dessa biblioteca de gráficos e várias informações sobre sua melhor aplicação na prática. Se você quer entender melhor como esse universo funciona, basta seguir adiante.

Sobre o OpenGL e o ray tracing

Também é possível traduzir OpenGL como uma “biblioteca de rotinas gráficas”, voltada para modelagem bidimensional (2D) e também tridimensional (3D). Aliás, com a OpenGL é possível atingir gráficos tridimensionais com qualidade bastante elevada.

Um modo de comparação é a famosa tecnologia de ray tracing, que lida com renderização de gráficos 3D com placas aceleradoras de última geração.

Softwares de construção civil, que podem fazer desde cálculos para construção de várias torres até uma demolição industrial, costumam utilizar essa tecnologia. Lembrando que eles lidam com vetores pesados e cenários bastante exigentes.

Daí que seja tão significativo dizer que o OpenGL tenha uma qualidade visual produtiva que chega bem perto do ray tracing. Hoje, ambos são aplicados a jogos/cinema, justamente com o desafio de trazer um realismo muito maior às projeções gráficas.

Tal como um cenário que precise ser reproduzido, com interatividade e liberdade de acesso pelo usuário, levando em conta detalhes como luzes e sombras. Em um game isso pode remeter a um cenário, em caso de construção civil a outros.

Por exemplo, o programa pode ser utilizado para especular o resultado final de uma restauração de fachada predial. Uma vez atingido o estágio ideal, só então o cliente aprova o projeto e entra com os recursos de execução.

Portanto, esse tipo de tecnologia ajuda e muito em termos de otimização de processos e contenção de gastos, diminuindo consideravelmente os orçamentos comuns nesse setor, que já são conhecidos por serem mais altos do que a média.

Aprofundando o software OpenGL

Além da concepção de biblioteca gráfica, a OpenGL nada mais é do que um software, que auxilia na criação de peças visuais 2D e 3D, tal como referido acima.

Por isso, além de explicar para que ele serve, ainda vamos apresentar quais são as bases de comparação dele com o mercado gráfico em geral e quais profissionais o utilizam. Mas antes, é preciso aprofundar um pouco no aspecto técnico.

Aí é que entram os algoritmos deste software, que revolucionaram o segmento. Por comparação, podemos falar sobre os algoritmos dos grandes buscadores da internet, que passaram por uma revolução enorme nas últimas décadas.

Atualmente, se uma pessoa pesquisa algo como ambiente de estudo adequado, os parâmetros podem considerar o endereço onde ela está localizada e, automaticamente, sugerir lojas onde comprar mesas, cadeiras e acessórios típicos de estudo.

Trata-se do machine learning, que é o “aprendizado da máquina”. Quem operou uma transformação assim na área de computação gráfica e animação foi a OpenGL, que traz algoritmos muito mais otimizados do que quaisquer outros.

Daí dizermos que ele não é exatamente uma linguagem de computação ou de programação, mas um API, como referido acima. Nesse sentido, a OpenGL não se limita a apenas uma marca, como a dos seus desenvolvedores (a Silicon Graphics Inc.).

Na verdade, há muitos programas baseados nele, que utilizam a biblioteca OpenGL como base para suas próprias otimizações, renderizações e produções gráficas. Tais programas aplicam sua linguagem e tentam ampliar suas funcionalidades.

Quais suas aplicações mais comuns?

Até aqui já deu para compreender boa parte das aplicações possíveis para o OpenGL , bem como os principais profissionais que o aplicam, entre engenheiros, técnicos e aplicadores da parte de design, artes visuais e afins.

De qualquer modo, é possível listar uma quantidade bastante assertiva de aplicações e funcionalidades, que passam mais ou menos pelos seguintes recursos:

  • Edição de iluminação;
  • Mapeamento de textura;
  • Efeitos de transparência;
  • Edição de colorização;
  • Animação de protótipos;
  • Aplicação em tempo real;
  • Criação imagética do zero;
  • Entre outros tantos efeitos.

Se um designer ou arquiteto precisa idealizar um banco para jardim de plástico, ele pode fazer aplicação da linguagem OpenGL no famoso CAD (Computer-Aided Design, ou Projeto Assistido por Computador), aplicando-o como biblioteca.

Neste caso, a comunicação entre os softwares ou plataformas se dá mais ou menos como se fosse o caso da aplicação de um plugin.

Ao desenvolver um site em uma plataforma, por exemplo, é possível usar extensões criadas por outros programas, ou mesmo por outras linguagens. O que permite esse intercâmbio do OpenGL é a funcionalidade de API, já descrita acima.

Ou seja, é o padrão API que permite o desenvolvimento e a aplicação gráfica, como no caso de recursos tridimensionais em tempo real.

Por dentro das suas funcionalidades

Geralmente, as ferramentas mais universalmente conhecidas na área de informática acabam se tornando tão famosas, e tão requisitadas, por serem boas não apenas em fazer o mais complexo, mas também o mais simples e indispensável.

É o caso da linguagem ou mesmo do software OpenGL. De fato, ele também é conhecido pelo desenvolvimento das famosas “primitivas gráficas”, que são os elementos gráficos mais simples que podem ser criados em uma base.

Eles são simples no sentido de fundamento e não de “simplismo”. Trata-se, por exemplo, dos seguintes elementos:

  • Polígonos;
  • Linhas;
  • Arcos de elipse;
  • Pontos;
  • Polilinhas;
  • Entre outros.

Afinal, imagine o mais complexo e mais bem elaborado banner impressão, encomendado por uma das maiores marcas do mundo. Nem por isso o banner deixaria de contar com elementos básicos em sua composição, certamente.

Por isso, é importante que um software, por mais abrangente e referencial que seja, também permita ao usuário lançar mão de aplicações básicas, como as primitivas gráficas.

A incrível funcionalidade “portável”

Já falamos sobre os algoritmos dos grandes motores de busca, e demos o exemplo do machine learning. Explicando melhor, o que o aprendizado da máquina faz é elevar a Inteligência Artificial a níveis maiores de interatividade.

Ora, o OpenGL faz isso de uma maneira bastante peculiar: por meio de mecanismos portáveis, que permitem que o usuário não precise desenhar uma cena tal como ela deverá aparecer quando acabada, mas apenas determine as coordenadas mais gerais.

Ou seja, a “inteligência” do software trabalha com diretrizes e variáveis que são em número suficiente para atuar como um aprendizado da máquina. O necessário para isso gira em torno de 250 funções e comandos gerais, sendo que 50 deles são do tipo GLU.

Sigla para OpenGL Utility Library, o que essa extensão faz é dar um suporte para o desenvolvimento do que se chama “rotina de desenho”, chegando a operacionalizar desenhos de alto nível, se necessário.

Essas funções programadas via OpenGL portável lidam com modelagens que trabalham como pipelines, que são funis otimizados via buffer, ou seja, por meio de memórias e inteligência programada. Daí a aparente “criatividade” do programa.

Considerações finais

Como é sabido, o mundo dos games, do cinema e das modelagens em 3D é bastante grande e cheio de tendências e novidades que chegam a todo o momento.

Por isso mesmo, é importante estar sempre em dia com as tecnologias da área. Mais recentemente, até mesmo um software de engenharia pode usar a biblioteca OpenGL, para projetar um prédio inteiro ou a simples instalação de um andaime para construção.

Então, com a disseminação desse tipo de solução, é preciso que as empresas nacionais também coloquem essa linguagem em seu radar. Com os conceitos, informações e até dicas que trouxemos aqui, vai ficar muito mais fácil.

Tecnologia

IA. Como ela pode ajudar o seu site?

Já não é segredo para ninguém como a tecnologia tem transformado cada vez mais o nosso dia a dia, tanto na vida profissional quanto pessoal. O que pouca gente sabe é como a IA, sigla para Inteligência Artificial, pode entrar nisso tudo.

Um ponto curioso é que ao falar nisso, a maioria das pessoas já imaginam robôs dominando os homens, talvez por uma influência do cinema de ficção científica. Mas, na verdade, a IA é algo que já está presente na nossa rotina há algumas décadas pelo menos.

Se você pensar em uma automação pneumática industrial, por exemplo, vai perceber que há vários processos nesse tipo de fábrica que já contam com essas tecnologias. Ao mesmo tempo, carros, eletrodomésticos e vários produtos comuns dependem disso.

Sendo assim, esse é um modo de a IA marcar presença na nossa rotina, ainda que seja de maneira indireta. De forma mais direta ainda temos o encontro entre Inteligência Artificial, internet e telefonia, que fecham um círculo bastante interessante.

Na verdade, os microcomputadores, que passaram por uma revolução na década de 1990 já contavam com algumas doses. Mas, foi após o surgimento dos motores de busca e dos smartphones que a coisa realmente se disseminou mundo afora.

Hoje já não é nada incomum uma pessoa entrar em um site e se deparar com um chatbot, que é um robozinho que surge no canto da tela fazendo um atendimento automático aos usuários. Trata-se, portanto, de uma IA, pois não há nenhum ser humano por trás.

Na internet, a revolução veio por meio dos buscadores, mas hoje também há algoritmos atuando por trás de redes sociais, marketplaces e plataformas, em geral.

Deste modo, quando você busca algo como conserto monitor LCD, há um fator de IA funcionando. Pense bem: se aparecesse lojas de manutenção de monitor do mundo todo, seria uma pesquisa um tanto quanto improdutiva.

Na verdade, o buscador identifica, pelo tipo de palavra-chave que você utiliza, que se trata de uma busca voltada para um serviço, portanto, ele só traz resultados de sites de empresas que estão perto de você.

Se a pesquisa fosse sobre modelos específicos de monitores, com vistas a entender algo de eletrônica, seria totalmente distinta. Tudo isso faz diferença na hora de pensar como a Inteligência Artificial pode ajudar na criação de um site.

Por isso, decidimos escrever este artigo, que conta com alguns conceitos e dicas bastante práticas da área. Se você quer entender melhor esse universo incrível e mudar seu site de patamar, basta seguir adiante na leitura.

O que exatamente é a IA?

Em termos técnicos, a Inteligência Artificial nada mais é que um tipo de processo tecnológico que permite que sistemas configuráveis simulem um poder de inteligência e de decisão que é tipicamente humano. O que vai além da simples programação comum.

Na programação não existe um cenário de surpresa ou de imprevisibilidade. Quando você contrata um serviço para instalar um cabeamento estruturado de redes, você sabe que  um portão só vai abrir ou fechar, mediante uso do controle remoto.

Ele também pode ter um ou outro sensor e “interagir” com a presença de alguém que se aproxima, por exemplo. Agora imagine se ele fosse capaz de criar uma cadeia de comandos aparentemente criativos, “deduzindo” algo sozinho.

Claro que é preciso usar algumas aspas aqui, mesmo quando se trata da mais refinada Inteligência Artificial, mas o fato é que a IA faz justamente assimilação de alguns comandos que ela tem em seu registro, e cria algo novo.

No caso de um site isso pode ficar mais claro. Se você entra na página de uma empresa de motoboy e conversa com o chatbot, tecnicamente não é possível prever qual pergunta a pessoa fará, mas o robozinho está preparado para isso.

Também não dá para saber como um usuário vai expressar suas dúvidas. Questões como data de entrega e preços podem ser escritas de mil e uma maneiras, mas o chatbot interpreta as palavras e tira a dúvida ainda assim.

Por exemplo, a mesma coisa pode ser dita de vários modos:

  • “Oi, meu exame está pronto?”
  • “Está pronto o meu exame?”
  • “Queria saber: como retirar exames?”
  • “Oi, preciso do meu exame!”.

Veja que as variações são muitas, podendo inclusive variar entre interrogação e exclamação. Mas, a Inteligência Artificial consegue interagir com isso.

Portanto, mesmo que apoiada em dados e informações pré-existentes, o traço principal da IA é que ela é capaz de criar, ou seja, de tomar decisões. Realmente, a revolução que isso pode causar na internet é bastante grande.

Por dentro dos chatbots

Agora vamos aprofundar nesses robozinhos que já citamos acima, bem como em outras soluções de Inteligência Artificial que podem ser exclusivamente voltadas para um site, um blog ou qualquer plataforma similar.

Os robôs de atendimento nada mais são que uma evolução das antigas salas de bate-papo, que evoluíram para os chats, e enfim, para a IA. Daí o termo chatbot, pois se trata de um robô que atua em chats, que são campos de interação por texto (neste caso).

Quem já perdeu horas esperando um atendimento humano pelo computador sabe como eles podem ser vantajosos. Às vezes um funcionário vai passar uma informação que simplesmente estava no sistema, como o resultado de um raio X gato.

Neste caso, o veterinário ou pet shop poderia implementar um sistema no qual os clientes entrassem com um número de protocolo, para conseguirem os resultados de exames de maneira mais ágil e eficiente.

Além de o cliente ficar satisfeito, o negócio ainda tem a vantagem de que o chatbot funciona 24h por dia, sete dias por semana. Além de que não fica doente, não gera processo trabalhista e daí em diante.

Vendendo mais com a IA?

Quem pensa que a IA aplicada à internet e aos sites de um negócio é algo inacessível, engana-se bastante. 

Hoje existem plugins que podem ser instalados facilmente, com recursos do tipo “arrasta e solta”, transformando o site com poucos cliques.

Quanto aos preços de investimento, também não pense que se trata apenas de algo secundário ou de um “enfeite”. A verdade é que além de facilitar a vida de clientes e colaboradores, é possível aumentar as vendas graças a isso.

Imagine que um cliente entrou no portal de manutenção de cabine primária, entendeu a solução e os serviços prestados, avançou pelas telas de contratação, aceitou preços e prazos, mas por qualquer razão precisou fechar a página antes de fechar o negócio.

Hoje a Inteligência Artificial pode “rastrear” esse usuário e fazer contato com ele por e-mail ou mesmo por mensagem de celular. Isso aumenta consideravelmente a taxa de conversão do negócio, recuperando negócios que o “carrinho” do site perdeu.

Além disso, essa nova tentativa de contato não é feita de maneira automática ou fria. A programação da IA tenta entender, pelas interações que o cliente fez, qual pode ser o motivo do abandono, e dispara conteúdos que tocam nesse ponto.

Atendimento humanizado

Também se engana quem pensa que a automação trazida pela IA desumaniza o atendimento.

Em alguns casos, ela pode aumentar o nível de personalização e customização, como no caso de retomada de carinha via e-mail, onde o cliente se sente especial.

Um modo seguro de garantir isso é por meio da implementação de outras tecnologias em paralelo com a IA, como a cultura do funil de vendas e os softwares de CRM, sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Assim, um lead que um site de torre de resfriamento industrial conquistou pode ser acompanhado desde o dia em que ele forneceu seus dados para contato, passando por cada e-mail disparado ou ligação feita.

Portanto, mesmo antes de os vendedores fazerem um contato direto, a Inteligência Artificial vai fazer a pessoa ter a impressão de que os conteúdos disparados foram pensados por um ser humano, de maneira orgânica e coerente.

O que são “vitrines inteligentes”?

Hoje é muito comum você fazer uma pesquisa no buscador, por qualquer produto que seja, e depois começarem a aparecer banners em toda página que você entra, desde redes sociais e vídeos até sua caixa de e-mail.

Pouca gente sabe, mas há uma Inteligência Artificial que utiliza isso, que é a de “sistema de recomendação”, também conhecido como “vitrine de recomendação”. Aqui está outro modo como a IA pode ajudar a vender mais.

Ao implementar isso, o site se torna capaz de identificar qual é o produto ou serviço que apresenta mais sinergia com cada usuário, conforme o histórico de pesquisas e interação dele, aumentando bastante a taxa de conversão.

Considerações finais

Até aqui já ficou claro como a Inteligência Artificial pode ajudar e muito a tornar um site mais eficiente, mais agradável e melhor em termos de vendas.

O mais bacana é que essas inovações podem ser implementadas em qualquer segmento ou nicho de mercado, seja para produtos industriais ou de alto consumo, seja para serviços como automação residencial Alexa.

Deste modo, qualquer marca já pode começar a se preparar. Trata-se, realmente, do futuro que já chegou, e que pode mudar seu negócio de patamar.

Ferramentas

Entenda por que é importante automatizar processos

Um processo de automação pode estar presente em inúmeros setores e áreas de atuação, implementando serviços, processos e trazendo grandes benefícios para o desenvolvimento de uma empresa, tudo por meio de tecnologias habilidosas.

 

Entenda ao longo do texto como é possível transformar esse recursos em uma forma de economia e produtividade, trazendo ainda mais satisfação por parte de seus clientes.

Automatização de sistemas

A automatização de sistemas é uma das formas mais populares de melhorar negócios em meio às evoluções tecnológicas, já que a rapidez vem se transformando ao longo do tempo como uma questão essencial em diferentes áreas e setores do dia a dia.

 

Em empresas, a automatização pode ser realizada para que alguns processos passem a acontecer de forma automática, ainda que contem com a ajuda de pessoas capazes de fazer a manutenção, estando por trás de um atendimento.

 

Dentro de uma empresa de assistência técnica compressores de ar, por exemplo, a solicitação de atendimento ao cliente pode ser feita por ele mesmo, por meio de caixas de conversa dentro da própria plataforma da empresa ou por meio de redes sociais.

 

Automatizando o recebimento e confirmação do atendimento, de forma rápida e com comunicação clara, é possível que os funcionários dessa empresa gastem cada vez menos tempo entrando nas plataformas para confirmar os atendimentos manualmente.

 

Dessa forma, conseguimos entender que a automatização funciona assim como em indústrias, que compram grandes máquinas ou sistemas de alta qualidade para incorporar maior rapidez dentro de outros processos, tão essenciais como o primeiro contato.

 

Podem ser colocados para automatização todos aqueles processos que não necessitam de tantas informações novas ou até mesmo específicas sobre um produto, algo que deve ser analisado pelos gestores da empresa e colocado em estudo.

 

Por exemplo, deixar uma mensagem automática assim que a entrega de um notebook para escritório estiver ocorrendo pode oferecer maior controle do processo tanto para a empresa quanto para o cliente, que se informar do horário e lugar para receber.

 

Podemos entender então que a automatização pode acontecer no processo em que a empresa achar mais adequada, sempre tentando melhorar e otimizar tempo e outras questões por meio de tecnologias cabíveis.

 

No entanto, é preciso entender, claramente, o que é uma automatização e uma automação, já que, apesar de conceitos similares, procuram atender diferentes critérios dentro de uma empresa. Entenda mais sobre no tópico abaixo.

Diferenças entre automação e automatização

Antes de mais nada, é preciso entender que toda automação e automatização ocorre por meio de um viés tecnológico, mesmo que seja uma forma específica em cada caso. 

 

A automatização, que é a que estamos entendendo durante esse artigo, nada mais é do que uma forma de incorporar otimizações por meio de tecnologias em serviços humanos, ainda que a manutenção ou atendimento complementar continue sendo por meio deles.

 

Sendo assim, em uma avaliação de ativos e passivos de uma empresa de químicos, alguns processos podem ser automatizados, por exemplo, as máquinas que trabalham na separação e contagem dos compostos utilizados para empresa.

 

Entretanto, a avaliação, crítica, análise e qualquer outra elaboração de relatório só poderá ser realizada por um profissional competente, capaz de pensar e processar mentalmente resultados que não podem ocorrer por meio de máquinas.

 

No caso da automação, todo o processo que resulta em uma melhoria para empresa ou até mesmo o complemento de um processo, acontece por meio de máquinas ou processos tecnológicos, sem nenhum tipo de complemento manual.

 

Isso acontece, por exemplo, com um painel ar condicionado. Essa máquina funciona da maneira que foi criada e programada, induzindo o ambiente à temperatura que pode oferecer, sem que haja uma força humana para que isso aconteça.

 

Dessa forma, apesar de as duas ideias serem baseadas em tecnologias, algumas precisam da incorporação humana, e não podem ser utilizadas longe dessa integração.

 

Afinal, não teriam condições de entregar resultados e atividades ainda não alcançadas pela tecnologia. 

 

Logo, a automatização é uma complementação para atividades rotineiras, de forma não a substituir o trabalho de um profissional, mas sim de agregar uma facilidade maior dentro daquela realidade empresarial, auxiliando ainda a obtenção de melhores resultados.

Vantagens da automação em ambiente de trabalho

São inúmeras as vantagens trazidas com a incorporação de automatizações em processos de trabalhos.

 

Não é à toa que essa prática se torna cada vez mais comum em diferentes setores, seja em uma loja de comida até uma fábrica de fundição de peças em alumínio.

 

Entenda mais sobre cada um dos possíveis benefícios que uma empresa pode ter ao incorporar essas rotinas automatizadas às suas equipes

Otimiza tempo

Uma das principais ideias com a otimização de serviços é a diminuição do tempo de dedicação em serviços que podem facilmente ser colocados em automático, seja por meio de sistemas, máquinas ou plataformas informacionais.

 

Por exemplo, em um centro de usinagem CNC uma das atividades diárias relacionadas à processos internos englobam uma série de verificações, que precisam ser mandadas em forma de mensagem para cada um dos diretores da empresa.

 

Para isso, um funcionário precisa passar por todos os locais de praxe e fazer anotações, que posteriormente serão produzidas e enviadas para as pessoas necessárias, ainda que em grande parte dos dias essa informações sejam as mesmas.

 

Com a automatização, essa atividade diária pode acontecer de forma mais prática. Com alguns ajustes nas informações, é possível disparar rapidamente os dados sobre a verificação dentro da empresa, enviando automaticamente e simultaneamente.

Repassa melhor as informações

Tanto dentro de empresa quanto em atendimentos ao público a automatização serve para permitir um maior esclarecimento sobre as informações necessárias dentro de um processo, que quase sempre são essenciais para ambos os lados.

 

Portanto, por parte da empresa é interessante ter respaldo do que foi enviado, enquanto para o lado do cliente é interessante que aconteça uma explicação completa sobre o serviço ou produto que eles estão desejando naquele momento.

 

Em uma loja de cabeamento industrial, por exemplo, clientes geralmente compram pela internet, e logo após a confirmação da compra uma mensagem é enviada para aplicativos de conversa, especificando cada uma das etapas seguintes.

 

Dessa forma, o cliente tem a completa compreensão de tudo o que ele já fez até agora e daquilo que está por vir, possibilitada pela automação de mensagens, que são automaticamente enviadas e passam por apenas pontuais ajustes.

Melhora a produtividade

No momento em que o funcionário de uma empresa passa a perder menos tempo em atividades práticas e dispensáveis de forma manual, esses profissionais passam a ter mais tempo para verificação e atenção de outros processos.

 

Por exemplo, dentro de uma empresa que faz aplicação de válvula reguladora de pressão água é preciso que algumas etapas ocorram:

 

  • Contato com  cliente;
  • Verificação da válvula anterior;
  • Desligamento da válvula;
  • Mudança por uma nova;
  • Fechamento no atendimento no sistema;
  • Avaliação do serviço por ambas as partes.

 

Tirando as partes onde realmente é necessário um atendimento presencial, questões como elaboração de análises, confirmações de atendimento e contato por clientes podem ser facilmente substituídas por automatizações de mensagens, via sistemas.

 

Dessa forma, assim que parte do trabalho desses profissionais for retirado da rotina, eles poderão ter maior produtividade na realização de outros, podendo, por exemplo, trabalhar com menos pressa e mais foco do que na situação anterior.

Gestões mais pontuais

A automatização de processos contribui fortemente para a análise de resultados, já que grande parte das plataformas que aplicam essas otimizações podem guardar dados de atividades e transformá-las em relatórios.

 

Por exemplo, dentro do sistema de automatização de um atendimento online, é possível saber quantas pessoas entraram em contato a partir da comunicação por meio de redes sociais, separando claramente de que ambientes esses clientes vieram.

 

Dessa maneira, gestores e profissionais de cargos analíticos podem entender melhor sobre as estratégias utilizadas dentro desses espaços comunicacionais, e em qual deles os atendimentos receberam o maior número de interessados.

 

Portanto, podemos entender que o trabalho da automatização vai além de conquistar diminuição de demandas ou atenção em manutenções diárias, mas agrega ainda informações necessárias para a criação de melhores estratégias de resultados.

Diminui custos

A diminuição de custos é uma consequência dentro dos processos de automação, já que muitos investimentos dentro dele podem ser transformados apenas em um, melhorando ainda mais as questões financeiras de uma empresa.

 

Por exemplo, muitas empresas podem, dependendo do caso, abrir mão de serviços de auditoria mensal se passarem a inserir as informações certas dentro de sistemas próprios para essas informações, transformando um longo trabalho em um processo simples.

 

Um sistema que ao mesmo tempo que envia mensagens de confirmação para clientes de uma loja de cosméticos pode, automaticamente, inserir as informações sobre cada finalização de compras, algo a ser apenas conferido no final de um mês.

 

Assim, a empresa passa a gastar menos com longos processos que demandam maior aporte financeiro, e passam a ter informações e dados necessários de forma mais rápida.

Conclusão

Comece já uma automatização de processos cabíveis dentro da sua empresa e veja como você poderá trazer resultados ainda maiores para todo o processo, ajudando não apenas os seus colaboradores, mas também os clientes do seu negócio.

 

Ferramentas

DevOps. Saiba por que essa ferramenta é útil para sua empresa.

O conceito de DevOps consiste em um conjunto de práticas que integra as equipes de TI, especialmente aquelas de Desenvolvimento e Operações, além de adotar processos automatizados para uma produção mais assertiva e agilizada de aplicativos e serviços.

O DevOps propõe uma nova visão sobre o trabalho e valoriza uma maior diversidade de atividades e profissionais que são envolvidos nas atividades colaborativas.

Esse é um conceito mais fácil de compreender se você já trabalha em alguma área relacionada à tecnologia da informação.

Hoje em dia, uma entrega de documentos pode ser realizada de forma totalmente digital, dependendo de uma boa equipe de TI para seu funcionamento correto.

Entretanto, alguns elementos comuns são muito mais fáceis de explicar alguém que deseja entender sobre o assunto quando você explica a funcionalidade do DevOps, como:

  • Velocidade na entrega de valor;
  • Eliminação de atrito entre as etapas do projeto;
  • Redução do tempo para lidar com falhas;
  • Diminuição de downtimes.

A meta principal dessas técnicas é, então, melhorar a integração entre toda a equipe de TI.

Isso porque os desenvolvedores recebem constantes cobranças para entregar funcionalidades nas aplicações, enquanto a equipe de operação precisa se preocupar em manter o ambiente estável.

Embora ambos estejam sendo igualmente cobrados pela empresa, principalmente na questão de agilidade de entrega, os trabalhos parecem, a princípio, antagônicos. Isso acaba gerando ruídos na comunicação e prejudica o andamento da empresa.

Por exemplo, quando uma empresa de pintura residencial está utilizando um software de atendimento e precisa do auxílio de um grupo de TI que seja capaz de fornecer o suporte necessário de forma rápida e precisa, sem atrapalhar o andamento do negócio.

Por isso, as técnicas de DevOps surgem como uma forma de integrar essas equipes, fazê-las caminhar no mesmo passo para que consigam aumentar a capacidade de produção sem perder no meio do caminho nenhuma etapa.

A tecnologia faz parte das empresas desde a Primeira Revolução Industrial. A ideia da criação de uma linha de montagem para produtos manufaturados foi um dos principais elementos de evolução do mercado.

Ao longo do tempo, o avanço tecnológico industrial seguiu buscando novas e importantes ferramentas de trabalho, com a transformação digital sendo um importante ponto de virada para mais qualidade.

Isso porque, boa parte do processo mecânico de uma empresa era automatizado, o que garantia uma melhor produtividade para a empresa e mais qualidade de vida para seus colaboradores. No entanto, havia muitas falhas no processo.

Esse tipo de problema acabava sendo muito frequente e em todas as etapas da produção, o que acabava gerando transtornos para a equipe de manutenção. 

Enquanto isso, empresas de banner de loja cobravam dos desenvolvedores novas tecnologias que tirassem os problemas do meio.

Assim, foi sendo identificada a necessidade de criar uma metodologia que agilizasse o processo de condução de projetos, com ferramentas e práticas que se destacam do que o mercado tinha até o momento.

Um dos principais pontos foi a construção do modelo DevOps, que uniu todas as áreas da tecnologia da informação com o objetivo de construir resultados muito mais adequados para a empresa.

Se sua empresa precisa fazer plotagem a2 constantemente, o DevOps pode estruturar toda a parte digital para conseguir resultados melhores.

Elementos fundamentais do DevOps

Alguns conceitos básicos formam a ideia dessa técnica de trabalho no TI. Esses elementos são o que tornam o DevOps uma excelente opção no mercado atual, principalmente por identificar pontos importantes de toda a jornada de um projeto.

Para conseguir alcançar resultados impactantes com essa estratégia, é preciso se atentar a uma série de elementos primordiais.

Um dos principais pontos dessas práticas é integrar times. Compreenda a necessidade de compartilhar histórias e informações, desenvolvendo uma relação mais próxima e empática entre os colaboradores de sua equipe.

Para conseguir produzir rebolo para furadeira, é preciso que sua equipe esteja engajada no processo. Isso é possível quando há sinergia entre os colaboradores.

Quando a equipe tem uma relação mais próxima, é possível explorar melhor o trabalho em conjunto e você consegue aumentar sua produtividade, com procedimentos eficazes que têm uma durabilidade muito maior do que o comum.

Criar um objetivo principal também é um excelente caminho. Isso porque os conflitos entre sua equipe podem ser muito prejudiciais para a empresa. Entretanto, quando você coloca o projeto como objetivo principal, todos começam a buscar aquele resultado específico.

Assim, você consegue criar um ambiente de colaboração em sua empresa, quebrando padrões e estereótipos danosos entre as equipes e rompendo tradições ruins, focando em um comportamento muito mais próximo e colaborativo.

O DevOps também inclui ferramentas importantes para o bom desenvolvimento do negócio, buscando sempre pautar-se em qualidade e otimização do uso de recursos humanos, melhoria no tempo da produção, avanços tecnológicos e financeiros.

Ao unir todas as equipes de TI, você consegue otimizar também o tempo gasto com discussões e reuniões com cada um dos setores.

Uma central de monitoramento cftv nos dias de hoje é altamente dependente de tecnologia, e seu time deve estar pronto para identificar falhas e resolvê-las.

Essas reuniões acabam funcionando de forma colaborativa, integrando objetivos e apresentando soluções que às vezes poderiam passar batidas em reuniões separadas.

Como o DevOps funciona?

Dentro da prática de DevOps, existem algumas diretrizes básicas que acabam engajando todos os elementos citados anteriormente. Por isso, é preciso estar atento para cada um destes pilares para que seu trabalho seja bem desenvolvido:

1 – Gerenciamento de configuração e de provisionamento

A técnica de DevOps prioriza a agilidade do trabalho, e um gerenciador de configurações é fundamental para conseguir fazer todas as instalações e atualizações em equipamentos de TI.

Empresas que possuem muitos servidores, sejam eles físicos ou em nuvem, acabam necessitando de constante análise. Por isso, ao utilizar ferramentas que favoreçam esse tipo de trabalho, você consegue uma vantagem profissional muito maior.

Assim, uma máquina de automação conseguirá produzir de forma mais dinâmica se estiver programada corretamente.

Esses programas funcionam também como protetores do servidor. Isso porque identificam automaticamente qualquer mudança ou interferência indevida, bem como falhas no sistema, para conseguir manter os servidores em um estado funcional adequado.

2 – Orquestração

A orquestração é o ato de organizar toda a infraestrutura com foco em torná-la mais ágil, permitindo mais mudanças e mantendo um bom nível de escalonamento.

Isso porque os orquestradores devem ser capazes de identificar como e quando construir uma aplicação no ambiente certo, independente de onde esteja implementada.

Assim, uma interação muito mais própria para sua equipe é adquirida, uma vez que terá um maior controle sobre o processo de construção, com uma visão mais clara e mais agilidade na criação.

Aqui, o uso de programas e ferramentas também é fundamental para conseguir manter a clareza no objetivo do processo.

3 – Mudanças na cultura empresarial

Esse é o grande diferencial de utilizar as ferramentas de DevOps na sua empresa.

Todas as práticas e ferramentas adequadas devem ser utilizadas de forma a integrar os departamentos de sua empresa, somando as experiências individuais e interesses para criar um objetivo comum.

Muitas empresas de TI ainda estão em modelos ultrapassados, onde a maioria dos profissionais ainda mantêm culturas um tanto inadequadas.

Então, o DevOps surge como uma necessidade de mudar essa cultura e melhorar o clima organizacional, trabalhando a empatia dentro da empresa e agindo com sensibilidade para conseguir resultados satisfatórios.

Vale lembrar que o DevOps não é uma lei. Não existe um caminho certo e obrigatório para seguir com relação ao processo da empresa. É importante compreender que existem muitos caminhos que podem ser seguidos, e você deve encontrar o melhor para sua empresa.

Benefícios do DevOps

As primeiras empresas a adotarem os conceitos do DevOps foram as gigantes da internet, como redes sociais, marketplaces e prestadores de serviços. 

Afinal, as ferramentas criam um padrão de evolução e desenvolvimento, permitindo que as empresas se mantenham no topo.

A metodologia a ser aplicada tem uma melhora imediata na frequência de entregas. Isso porque o sistema começa a falhar muito menos e funcionar de forma mais rápida e assertiva.

Quanto maiores as entregas, melhor é a chance de você agradar seu cliente e o que ele estava buscando. Além disso, não basta melhorar o tempo de entrega de um serviço, é preciso fazê-lo com a tranquilidade de que a operação encontra-se estável e segura.

Por isso, protocolos de segurança são fundamentais para todo o desenvolvimento do trabalho, visando protegê-lo de uma série de ações.

Nestes casos, você pode focar em sua equipe, deixando outros cargos para fora da companhia, como o caso de uma empresa terceirizada de motoboy para transporte de documentos e peças entre suas equipes.

Embora os conceitos de DevOps pareçam inalcançáveis para pessoas que trabalham com equipamentos mais antigos, como grandes servidores físicos e outros elementos de TI do passado, é importante ter em mente que essa é uma técnica do futuro.

Considerações finais

Poucas empresas na área de tecnologia da informação sobrevivem muito tempo sem se atualizar.

A ferramenta de DevOps é uma técnica inovadora que busca resolver uma série de problemas internos de equipes de TI. Por isso, é importante conhecê-la para aplicar da forma correta suas diretrizes e, assim, conseguir conquistar mais espaço no mercado.

Tecnologia

Conheça algumas tendências de tecnologia para o ano de 2021

2020 foi um ano em que a tecnologia foi fundamental na vida de cada pessoa. Os avanços tecnológicos ficaram cada vez mais próximos do nosso dia a dia, e muitas pessoas tiveram que aprender as pressas a se modernizar e lidar com estas tecnologias.

Um fator que já é constante no mercado é que a tecnologia segue em constante atualização e movimento. 

Por isso, em um ano onde muito se modernizou e diversas tecnologias tiveram que se adequar a um novo estilo de vida, os avanços acabaram sendo ainda mais rápidos.

Boa parte dos serviços de empresas de instalação elétrica acabou migrando para o digital, com apenas as instalações em si sendo necessárias a presença física no ambiente. Isso acontece graças aos avanços da tecnologia.

A tendência é que em 2021, essas tecnologias consigam ser ainda mais exploradas e melhoradas, uma vez que muitas pessoas estão tentando facilitar o padrão de vida e o dia a dia da sociedade.

Um mundo que teve que se adaptar a tirar de sua rotina o contato físico e o agrupamento social precisa de muito apoio da tecnologia, uma vez que ela permite uma normalização da sociedade, garantindo assim que as pessoas seguirão trabalhando e se divertindo.

Até alguns anos atrás, era impensável a quantidade de possibilidades que a tecnologia de hoje oferece. Desde facilitação para diversos elementos da vida cotidiana até a automação inteligente e máquinas que conseguem aprender e se adaptar, os avanços nunca param.

Hoje, com um notebook novo em mãos você pode fazer muitas coisas que a pouco tempo atrás não seriam praticáveis, principalmente, profissionalmente falando.

Tendências para 2021

Dentre as possibilidades que o ano de 2020 criou, algumas tendências acabaram caindo no gosto popular. Sendo elas:

  • Trabalho remoto;
  • Serviços de entrega;
  • Área da saúde;
  • Infraestrutura;
  • Tecnologia industrial.

Além de avanços tecnológicos que se mostraram muito úteis, atraindo o interesse de especialistas. 

Trabalho remoto

Com o home office se tornando um fator comum no dia a dia, para respeitar as novas regras de convivência com o isolamento social, muitos recursos que antes ainda estavam em estágios iniciais de desenvolvimento acabaram recebendo uma injeção de atualizações.

Um dos tipos de programa mais impactados foram aqueles de videoconferência. Hoje, diversos programas com funcionalidades diferentes estão cada vez mais atualizados e apresentando soluções para melhorar o dia a dia do trabalho remoto.

Se você trabalha em casa, com uma máquina para cortar vidro, pode começar a realizar todo o processo remotamente. Isso porque além da produção, pode criar um site para vender o produto final.

O home office, que antes era visto com desconfiança por muitos empregadores, acabou se tornando a única opção, o que permitiu a esse modelo de trabalho mostrar sua força e suas diversas vantagens.

Pensando nisso, muitas empresas estão se adaptando para manter o home office mesmo depois que as coisas se normalizarem, uma vez que os benefícios acabam compensando muito.

Serviços de entrega

Um outro elemento importante de 2020 foi o aumento em contratações por delivery de comida e mercado. Essa tendência se popularizou por conta do isolamento social, mas pela facilidade deve se manter em alta.

Alguns serviços, como o de conserto de módulo de injeção eletrônica precisam de um atendimento presencial. Tirando esse tipo de trabalho, você pode fazer quase tudo sem contato físico hoje em dia.

Dentre as inovações na área, a entrega sem contato certamente tem sido uma das principais formas de utilizar o delivery de forma segura e inteligente. Em alguns lugares do mundo, as entregas são feitas diretamente por drones.

Para o setor alimentício, uma das principais alterações é o fato de não precisar haver um encontro entre o entregador e o cliente.

Aplicativos de alimentação oferecem diversas opções sem contato, desde a entrega da compra em uma portaria até o rastreio do item, para que o entregador possa colocar o pedido na porta da pessoa e ela possa retirar sem nenhum tipo de contato humano.

Um colégio particular, por exemplo, pode precisar enviar alguma documentação para os alunos. Se esse documento obrigatoriamente precisar ser físico, é possível contar com um serviço de entrega sem contato para a entrega.

A tendência nas entregas sem contato é que em 2021 o número de opções aumente ainda mais, criando assim uma forma segura de pedir alimentos ou outros serviços de delivery sem precisar se preocupar.

Área da saúde

A medicina é uma das áreas de maior interesse de especialistas em tecnologia. Isso porque as inovações no setor são planejadas para salvar vidas.

Durante um dos momentos mais atípicos do mundo, essas inovações têm sido fundamentais para que as pessoas possam continuar se cuidando.

Um dos principais avanços para 2021 será o aumento do teleatendimento. Assim, você não precisará mais se deslocar a um consultório médico para seu atendimento.

Isso significa que você não precisa bater seu relógio ponto digital mais cedo e perder um dia de serviço para uma consulta, podendo continuar o trabalho remoto até o momento exato do atendimento.

Com uma simples ligação de vídeo, conseguirá conversar com o médico e expor todos os problemas que está sentindo, recebendo um diagnóstico e encaminhamento de tratamento adequados.

As consultas virtuais têm se provado um grande benefício tanto para médicos que conseguem atender muito mais pacientes quanto para pacientes que podem continuar exercendo suas atividades do dia a dia e não precisam se deslocar até o atendimento.

Alguns serviços de videoconferência específicos para médicos foram criados, com funcionalidades novas que permitem o apoio de inteligências artificiais para diagnósticos.

Além da entrega de receitas médicas eletrônicas e outros benefícios importantes para este novo ano.

Infraestrutura

Quando o isolamento social começou, muitas pessoas acabam sofrendo mais os impactos porque as empresas de internet não estavam preparadas para o aumento na necessidade do serviço.

A qualidade dos sinais era muito abaixo do esperado, e diversos problemas ocorreram em 2020 com relação a redes fixas e móveis.

Hoje, uma boa opção para empresas é o espaço de coworking, que já provê uma infraestrutura adequada para a utilização da internet como ferramenta de trabalho.

Entretanto, a necessidade fez com que os avanços tecnológicos da área caminhassem rapidamente, e muitas empresas têm se dedicado exclusivamente a esse tipo de inovação.

A tendência é que em 2021 se estabilize uma nova forma de conexão, principalmente, no campo móvel com a internet 5G. Assim, problemas de conectividade serão cada vez mais raros, enquanto novos sistemas e aplicações criam mais facilidades para o dia a dia.

A ideia de muitas cidades tem sido tornar o máximo possível de locais conectados.

Por isso, existe toda uma movimentação pública para a criação de cidades inteligentes, com postos de Wi-Fi e áreas de conectividade para que todos possam acessar com facilidade todos os serviços disponíveis na internet.

Tecnologia industrial

Outro dos pontos que mais sofreu os impactos da variação que ocorreu no mundo em 2020 foi o setor da indústria. Foi preciso se reinventar e se adaptar para não sentir um impacto tão negativo e direto.

Pensando nisso, muitos elementos da indústria receberam grandes avanços em questão de automação. 

A tendência então é que elementos como as inteligências artificiais sejam cada vez mais aprimoradas para conseguir melhores resultados.

A Internet das Coisas (IoT) também tem sido uma tecnologia muito estudada para melhorar os serviços de indústrias. 

Trata-se do ato de automatizar elementos comuns do dia a dia para conseguir automatizar processos mecânicos e ganhar tempo e qualidade no serviço

Setores mais afetados

Alguns setores dentro da própria área tecnológica receberão uma atenção mais especial neste ano, conquistando uma série de avanços que melhorarão não só o dia a dia do setor mas o mercado como um todo.

O primeiro e principal ponto que a maioria das empresas está observando constantemente é a segurança. Isso porque a utilização irrestrita da internet cria novos riscos que precisam ser visualizados com frequência.

Por isso, é importante estar sempre um passo à frente na questão da segurança na internet. O constante compartilhamento de dados, principalmente, em uma época de compras online e outros serviços que exigem apresentação de documentos.

As empresas então têm se esforçado para criar um ambiente seguro virtualmente, impedindo que outras pessoas sofram qualquer tipo de ataque virtual.

As melhorias nos prestadores de serviços para internet também é visível. As conexões são cada vez mais necessárias, não só para diversão e lazer, mas como parte fundamental da movimentação da economia.

Hoje as empresas literalmente dependem de uma boa conexão com a internet para existir. 

Pensando nisso, muitos provedores de serviços de internet têm investido seu capital para criar melhorias no atendimento, oferecendo servidores mais estáveis e menos riscos de queda.

Quanto mais é criado nesse aspecto, melhor é o resultado para o cliente final. Isso porque a velocidade da conexão tem se tornado cada vez mais rápida, permitindo uma série de interações importantes que acontecem simultaneamente.

Em uma casa com vários moradores, por exemplo, todos podem trabalhar remotamente sem riscos de quedas ou lentidão na conexão.

Considerações Finais

2021 é um ano com muitas promessas para o campo tecnológico. A movimentação do setor tem sido cada vez mais rápida, e a necessidade dessas melhorias também.

Até mesmo um motoboy entregador hoje precisa da tecnologia para conseguir desenvolver seu trabalho, seja pelo aplicativo de entregas ou equipamentos como GPS.

Por isso, podemos notar que as empresas responsáveis por estudar e criar novas tecnologias estão buscando novos recursos, experiências e adaptações para conseguir criar um conteúdo cada vez melhor para o usuário final.