O que é o Intranet
Dicas da QnaxEmpresasPequenos Negócios

O que é intranet e como ela pode ser útil para uma empresa?

A intranet é um canal digital que as empresas usam para se comunicarem com seus colaboradores. Mas esse recurso vai muito além de ser apenas um meio virtual que manda recados.

Podemos dizer que essa tecnologia cumpre papel estratégico, que ajuda a potencializar a produtividade das organizações, além de aumentar sua competitividade, inovação e inteligência organizacional.

O engajamento dos colaboradores também melhora, e tudo isso só é possível porque estamos falando de um canal orgânico, que tem como foco as pessoas. Portanto, ele não se prende apenas à comunicação interna, facilitando também o dia a dia das companhias.

Só que não podemos virar as costas para seu maior destaque, que é promover uma melhor comunicação interna. Inclusive, a falta dela impõe muitas dificuldades para as empresas, o que vai refletir diretamente na qualidade daquilo que a marca faz.

Ter qualidade é essencial hoje em dia, visto que o mercado está cada vez mais concorrido e não há espaço para erros que poderiam ser evitados. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é intranet, como ela pode ser usada e quais suas vantagens. Confira!

Entenda melhor o que é a intranet

A intranet é uma tecnologia de uso exclusivo das corporações. Trata-se de uma rede de computadores que se assemelha à internet, possibilitando a comunicação entre todos os departamentos.

Vale dizer que a comunicação organizacional é fundamental para qualquer tipo de empresa, como no caso daquelas que fazem adesivação de veículos ou outros tipos de serviço.

Isso diz respeito tanto ao entendimento entre colaboradores quanto à maneira como falamos com os clientes, os parceiros e até os fornecedores.

A intranet auxilia nesse processo e, o melhor, sem que para isso seja necessário um investimento exorbitante. Ela é acessada apenas por meio dos computadores da companhia, mantendo todas as equipes informadas a respeito do que é necessário.

Isso é importante porque sempre há dados e informações que precisam ser trocados entre os colaboradores de diferentes setores, inclusive, não faltam exemplos para isso.

Além de uma boa sinalização vertical de advertência, a corporação precisa garantir que a equipe de marketing tenha uma boa comunicação com a equipe de vendas, por exemplo.

O departamento pessoal precisa manter os funcionários por dentro de alterações no que diz respeito aos benefícios, e assim por diante.

Esses são apenas alguns exemplos do quanto a comunicação é importante, e a intranet funciona como um veículo que facilita esse processo e torna toda essa ação muito mais ágil e eficaz.

O responsável de cada setor deve saber o que precisa ser publicado, só que isso é muito simples, afinal esse sistema é desenvolvido e instalado de acordo com as necessidades de cada companhia.

Ou seja, há todo um projeto por trás, que garante ajustes que possam atender ao perfil empresarial do negócio, sem excessos ou faltas.

Como a intranet pode ser usada?

Agora que você já sabe do que se trata essa ferramenta, chegou a hora de mostrarmos de que maneira ela pode ser usada em empresas de diferentes segmentos.

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que se trata de uma rede particular de computadores que utiliza um protocolo de comunicação conhecido como TCP/IP, como acontece com a internet.

No entanto, ela será acessada apenas por meio dos computadores da empresa, ou seja, apenas os colaboradores terão acesso.

Vamos usar como exemplo uma grande clínica veterinária popular que tem um site público que pode ser acessado por qualquer usuário da internet.

Só que ela também tem um site que só pode ser visto e acessado por seus colaboradores, podendo, inclusive, permitir o acesso de fornecedores em alguns pontos.

Além de ser algo interno, ele também pode ser acessado por colaboradores que estejam em outros lugares, como no caso de filiais que acessam a intranet da matriz.

Esse processo é seguro porque é utilizado um recurso conhecido como firewall, que filtra o acesso à rede. Por conta de sua facilidade e segurança, a intranet vem substituindo as redes locais fechadas, sem falar em seu baixo custo.

Conheça quais são as vantagens da intranet

Ter uma boa comunicação interna é essencial para qualquer companhia, pois é ela que permite o desenvolvimento e a produtividade de cada colaborador.

A intranet ajuda a compartilhar informações de maneira muito mais rápida, difundindo dados e conhecimentos essenciais para o bom andamento da empresa.

Uma rede de lojas de auto peças de moto, por exemplo, consegue centralizar a comunicação para todos os seus funcionários, independentemente da quantidade total de colaboradores.

Esse fator ajuda a organizar processos e serviços, bem como padronizar todos eles. Sem falar que o armazenamento de documentos se torna muito mais simples, podendo ser acessado por todos os trabalhadores da empresa.

Essa facilidade agiliza a conclusão de tarefas e as torna menos burocráticas. Além de todas essas vantagens, outras devem ser mencionadas, como no caso da redução de custos.

Isso porque a criação de avisos de maneira centralizada reduz a necessidade de impressões. Ou seja, a empresa não precisa imprimir um aviso para cada funcionário, o que reduz o uso de papel, tinta e energia elétrica.

O dia a dia se torna mais eficiente, pois o acesso à informação é mais rápido, sendo que todos os dados podem ser acessados a qualquer momento, mesmo remotamente.

Outra facilidade é a possibilidade de fazer circular diferentes tipos de mídia, além de imagens e textos, como áudios e vídeos.

Contudo, a maior vantagem é a alta disponibilidade da intranet, que permite que todas as informações relevantes estejam disponíveis para os colaboradores, sem demora e burocracia.

Por fim, essa tecnologia ajuda a aumentar o engajamento dos funcionários, um fator muito importante para qualquer negócio crescer, como no caso de uma empresa de retrofitting de máquinas.

Por que o engajamento é importante?

Já que tocamos no assunto, é interessante entender por que o engajamento é um fator tão importante para as empresas hoje em dia.

Quando o engajamento está em alta dentro da corporação, a motivação, a qualidade e a produtividade também melhoram consideravelmente.

Todas essas características são essenciais para o sucesso de qualquer tipo de companhia, nos mais variados nichos de mercado, como:

  • Varejo;
  • Indústria;
  • Comércio;
  • Alimentos;
  • Serviços;
  • Entre outros.

Ter colaboradores engajados com os objetivos da corporação é o melhor caminho para atingir bons resultados.

Para se ter uma ideia dessa importância, um estudo realizado mostrou que companhias que têm maior engajamento podem ter resultados 200% melhores do que aquelas que não têm.

Isso porque se, por exemplo, uma empresa de laudo de opacidade tem um alto engajamento, ela lida com profissionais que não estão lá apenas para cumprir seu horário de trabalho e receber o salário.

Eles se sentem parte da corporação e querem se desenvolver, ajudando a atingir os resultados almejados.

Ou seja, colaboradores engajados são um ativo para a empresa, fazendo um trabalho de excelência que eleva a organização a outro patamar.

Como implementar a intranet?

Antes de implementar essa tecnologia, qualquer empresa, como aquelas que alugam container para obra, devem fazer isso de maneira consciente.

A intranet é um sistema capaz de melhorar o ambiente de trabalho, o que, evidentemente, aumenta a eficiência de todas as equipes.

Mesmo que ela seja acessada apenas pelos colaboradores, é necessário buscar a melhor opção, bem como pensar em sua criação de modo a atender às necessidades da companhia.

O primeiro passo é contratar uma empresa especializada nesse trabalho, capaz de criar uma rede interna que conte com as melhores tecnologias do mercado.

É dessa forma que o seu negócio terá acesso aos melhores benefícios oferecidos por essa solução. A desenvolvedora desse sistema deve levar em conta todas as características da companhia.

Por exemplo, o número de colaboradores, sua área de atuação, clima organizacional, objetivos, perfil de cliente, ritmo de trabalho, quantidade de setores e as informações corriqueiras.

Além disso, tanto para uma empresa de motoboy entregador quanto para qualquer outra, é necessário pensar a segurança do acesso e organizar um treinamento para todos os colaboradores, a fim de orientá-los quanto ao uso correto da ferramenta.

Conclusão

A tecnologia é uma verdadeira aliada das empresas e uma prova disso é o surgimento e desenvolvimento da intranet. Ela promove uma comunicação organizacional eficiente e que ajuda a atingir os objetivos da corporação.

Colaboradores bem informados e com acesso facilitado às informações realizam um trabalho de qualidade e são mais comprometidos com seu ambiente de trabalho.

Consequentemente, o clima organizacional melhora, atingindo o máximo em qualidade, bem como facilitando processos dentro da empresa. 

Em outras palavras, para fazer qualquer negócio crescer e conquistar espaço no mercado, usar a intranet é a melhor solução e a atitude mais inteligente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

O email foi ocultado.