Hospedagem

Hospedagem digital compartilhada. O que você precisa saber?

A hospedagem compartilhada é uma das maneiras mais econômicas de proteger seu site de problemas técnicos e de guardar de forma segura os dados da sua empresa, contando ainda com uma excelente forma de atendimento.

Entenda mais sobre como essa opção pode ser válida para sua empresa, compreendendo se seus principais benefícios podem ser viáveis para o seu bolso e para o pleno funcionamento da sua plataforma, seja de vendas ou não.

O que é hospedagem de sites?

Hospedagem de site é um serviço oferecido por empresas de tecnologia que consiste em armazenar dados, arquivos e todos os componentes responsáveis em manter o sistema de uma plataforma virtual em pleno funcionamento dentro da esfera online.

Ao subir um site na internet, por meio de um notebook novo, um negócio ou até mesmo uma pessoa física acaba não tendo a garantia que ele vai seguir funcionando 24 horas por dia, afinal, muitas instabilidades acontecem no mundo online.

Empresas que trabalham com vendas, por exemplo, não podem deixar de ficar online na maioria do tempo, justamente pela procura de clientes por produtos e serviços. Se uma plataforma cai em um horário de grande movimento, podem acontecer sérios prejuízos.

E é como uma solução para esses problemas que entram as empresas que fornecem serviços de hospedagem. Elas disponibilizam o armazenamento de sites em grandes computadores por meio de processos online, como se fosse uma entrega de documentos.

Nesses computadores, é possível guardar uma grande quantidade de dados, algo que facilita a segurança do site e também traz inúmeras vantagens, por exemplo a aceleração da abertura dele inicial, que irá aparentar estar mais leve.

Além disso, serviços de hospedagem estão preparados para oferecer benefícios aos seus clientes, como suportes e atendimentos voltados para o problema de uma empresa.

E sobre as opções de hospedagem digital, duas possibilidades são as mais procuradas pelo mercado: hospedagem individual e a compartilhada.

No plano individual, uma instituição paga para que todo o site e sistema seja armazenado unicamente em um espaço da empresa de hospedagem. Por ocupar integralmente o espaço de um servidor, o serviço é bem mais caro, apesar de ter benefícios interessantes.

Existe, ainda, a hospedagem compartilhada, onde, basicamente, divide-se espaço com outras empresas, mesmo que o serviço continue sendo satisfatório. 

Por ser uma opção econômica, tornou-se bastante popular entre muitas empresas. Ela será o foco deste artigo. Confira abaixo mais informações sobre as especificações deste tipo de hospedagem.

Entenda os detalhes sobre hospedagem compartilhada

Na hospedagem compartilhada, um servidor abriga a segurança de dados de mais de uma empresa, e essas vão dividir um mesmo espaço. Não é possível saber com quem se divide, sendo uma informação privada da referente empresa.

Essa modalidade de divisão faz com que o serviço seja mais barato do que em uma hospedagem individual, por exemplo. Isso é ideal para empresas com sites pequenos ou médios, que não demandam tanta dependência por assistências potentes.

Para o site de uma empresa de pintura residencial, por exemplo, a hospedagem compartilhada seria ideal. No caso, a plataforma abriga apenas informações sobre os serviços, conteúdos em blogs, mídias e reservas de atendimento.

No caso de uma grande empresa de tecnologia ou uma rede educacional, que tenha muitos dados a serem guardados, e não pode correr riscos de queda, o ideal seria uma opção focada em gerenciamento individual.

O foco da hospedagem compartilhada é justamente facilitar o controle e cuidado do funcionamento devido de dados de um site, passando esse gerenciamento e hospedagem para uma empresa que realmente tenha maior segurança e profissionalização.

Caso contrário, e assim como em muitas situações, o site de um empresa não teria hospedagem, ou em casos que ela existe, sistemas internos de computadores poderiam ficar sobrecarregados, e até mesmo não funcionar em eventuais sobrecargas.

Na maioria das empresas, a possibilidade de ter grandes computadores ou até mesmo equipes de Tecnologia da Informação junto com outros setores em uma sala reunião pequena acaba se tornando inviável, o que favorece o investimento em hospedagem.

Existem inúmeras vantagens em incorporar esse serviço a uma empresa, com certeza todas são interessantes para que negócios continuem funcionando sem problemas e com o mínimo de valor investido.

Veja quais as vantagens dessa modalidade

Entendendo melhor sobre o que é a hospedagem compartilhada e como ela é uma boa opção para que negócios continuem provendo a rede de suas plataformas, sem gastar espaço e pagar o menor preço do mercado, fica fácil escolher essa modalidade.

Abaixo você poderá entender mais sobre estas e outras vantagens de escolher pelo serviço, para que possa entender se essa é uma boa escolha para você!

Mais economia

A hospedagem compartilhada é a opção mais econômica do mercado, pois, pelo fato de compartilhar espaço com outras empresas, ao invés de ter acesso a provedores e computadores de hospedagem completos, os valores são bem mais em conta.

Uma empresa de gestão patrimonial, por exemplo, que precisa manter o site funcionando constantemente, mas não pode investir em uma equipe de sistemas de computadores dentro da empresa, pode escolher a hospedagem compartilhada.

Ao escolher essa modalidade, você poderá encontrar diferentes planos, que englobam atendimentos em setores que você mais precisa, como quedas de internet que impactam no funcionamento da plataforma.

Segurança

Na hospedagem compartilhada você poderá ter muito mais segurança com o seu sistema de computador ou com o seu site, em comparação com aquilo que você já fazia dentro do seu local de trabalho, já que agora sua plataforma será cuidada por especialistas.

Por exemplo, uma empresa de placas informativas personalizadas que sofria com quedas do site, acabou sendo atendida constantemente pela empresa de hospedagem, resolvendo seus problemas com agilidade e quase sempre sem consequências.

Isso acontece porque muitas empresas que cuidam do armazenamento de sites e de seu funcionamento na web fazem monitoramento constantemente, verificando quase que na hora quando existe alguma queda no sistema.

Um suporte completo

Além de cuidar dos dados e informações do site armazenadas, bem como garantir que o site fique no ar, empresas de hospedagem também fazem o monitoramento e o atendimento para diversas plataformas.

Esse atendimento pode ser facilmente realizado, resultando em entregas rápidas por parte dos profissionais que atendem o site. Por meio de chats de conversa ou telefones para contato, é possível procurar soluções em todos os horários e dias.

Compreensão para leigos

Nem todo mundo entende como funcionam as redes de computadores e seus serviços de hospedagem ou administração de sites. Por isso, com a hospedagem compartilhada você poderá ter acesso a painéis fáceis de comando.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com flyer digital quase sempre tinha quedas em seu site, e ao contratar uma empresa de hospedagem, passa a se sentir mais segura. Em 

qualquer problema que tiver, pode facilmente entender o que está ocorrendo.

Isso acontece por conta de controles disponibilizados para os próprios donos de empresa, onde eles podem acompanhar o funcionamento do site junto com profissionais da área, auxiliando essas equipes a verificar quando existem erros ou não.

Dessa forma, fica mais fácil entender como está sendo feito o cuidado com o sistema do site e também entender de forma prática como pode ser feito o monitoramento de eventuais problemas, para que sejam repassados para a empresa responsável.

Como escolher a melhor hospedagem

Uma das formas de decidir se a hospedagem compartilhada é uma das melhores opções para a sua empresa, é entender se tudo o que ela oferece poderá suprir as suas necessidades, entregando resultados à altura.

A hospedagem compartilhada é uma excelente opção para companhias que contém diferentes páginas na internet, já que o preço pode acabar sendo interessante para atendimento de mais de uma plataforma, que seria diferente de uma modalidade tradicional.

No entanto, existem também algumas particularidades que devem ser notadas na empresa que fornece o serviço, justamente para que o contratante não se sinta prejudicado. Alguns desses pontos que devem ser levado em consideração, são:

  • A empresa é conhecida?
  • Quem são seus principais clientes?
  • Quanto de banda larga oferece?
  • Qual o tempo mínimo do site ficar fora do ar?
  • Quantos bancos de dados são permitidos?
  • O desempenho do sistema é bom?

Essas são informações quase sempre encontradas por meio de pesquisas na internet, indicações e informações repassadas por amigos e colegas ou, até mesmo, questões pautadas em fóruns na internet, grupos que estão por dentro daquilo que é oferecido.

Procure, sempre que puder, dar atenção a esses detalhes, para que você possa fazer a escolha certa do servidor e empresa que vai cuidar do funcionamento do seu site.

Conclusão

A hospedagem compartilhada é uma das melhores opções para cobertura de sites na internet, e com certeza pode ser uma ótima opção para sua empresa. 

Comece agora a procurar as melhores opções do mercado e resolva seus problemas!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.