Entenda como funciona um servidor de site
Dicas da Qnax

Entenda como funciona um servidor de site

Se você tem ou quer ter um site na internet, é possível que você já tenha ouvido falar sobre servidor ou serviço de hospedagem. Além de ser um excelente modo de guardar informações e dados, pode ser útil para o desenvolvimento certo do seu negócio.

No entanto, é preciso entender melhor o que significa a hospedagem, quais os reais benefícios trazidos para empresa e que tipo de produto é melhor para sua instituição, visto que no mercado existem inúmeras opções e possibilidades.

Conheça agora um pouco mais sobre esse serviço que tem se tornado essencial para inúmeras empresas em todo mundo, seja de pequeno ou grande porte, como uma loja de restauração de carros

O que é o serviço de hospedagem? 

Um serviço de hospedagem de um site nada mais é do que o aluguel de um espaço virtual para que seu site funcione de maneira eficaz e continue disponível continuamente, sem erros ou possíveis quedas, que podem prejudicar a procura dele por clientes.

Por exemplo, da mesma forma que uma empresa de locação de som precisa alugar um espaço físico para guardar os materiais de trabalho e venda, ou até mesmo atender clientes, esse empreendimento precisa, ainda, alugar um espaço virtual para seu site.

O serviço de hospedagem oferece ao cliente um acesso à página de um negócio, ou até mesmo de uma iniciativa pessoal, durante 24 horas por dia, em todo o mundo, cuidando para que arquivos, como mídias e informações, estejam disponíveis para quem as vê.

E é justamente sobre arquivos que um site pode conter que a hospedagem auxilia, e muito. As mídias, designs e elementos que estão presentes em um site, ao serem publicados de modo contínuo, podem pesar dentro do provedor do site.

Um serviço de hospedagem fornece, além de espaço suficiente para essas publicações, uma proteção contra possíveis invasões, ataques ou instabilidades dentro da plataforma, que possam não apenas deixar o site fora do ar, mas prejudicar a navegação.

Imagine que o provedor que disponibiliza a hospedagem trabalha como um grande e super eficiente processador de informações, como um notebook novo. Esse aparelho tecnológico nunca ficará fora do ar, e está sempre funcionando para acessos simultâneos, sem erros.

A contratação de hospedagem é, ainda, uma forma de estratégia de marketing, sendo, talvez, uma das mais eficientes e importantes na hora de conseguir novos clientes ou até mesmo continuar conquistando os antigos.

Com um serviço de hospedagem, um estúdio de artes que oferece aula de dança forró na internet pode transformar rapidamente uma dúvida em negócio.

Isso porque, ao pesquisar em um buscador sobre essas aulas, um possível cliente pode entrar no site da empresa, e se ele for muito rápido, devido à presença de hospedagem, que fornece espaço e memória, essa pessoa pode fechar negócio.

Por isso, antes de mais nada, é interessante que haja o investimento nesse tipo de serviço, que muitas vezes pode ajudar no fechamento de uma ação de compra, bem como fazer com que a rede de clientes continue crescendo.

Mas você provavelmente deve estar se perguntando: além disso, é possível que a hospedagem ofereça mais vantagens para a minha empresa? A resposta é sim. Confira abaixo porque é tão importante adquirir esse serviço.

Qual a importância de ter um site hospedado? 

Agora que você já entendeu melhor sobre o que se trata o serviço de hospedagem online, é hora de entender a real importância desse investimento para o seu negócio, a curto, médio e longo prazo, trazendo benefícios até então inimagináveis para a sua empresa.

O fato é que dentro de uma gestão empresarial, o site onde você divulga um produto ou serviço é uma peça fundamental no jogo da pretensão de compra por parte do cliente. Mas para além disso, essa ferramenta pode ser essencial para a ampliação de suas ações.

Digamos que você tenha um empreendimento focado em aluguel de disco de corte diamante, e resolva contratar o serviço de hospedagem para ter um maior armazenamento de mídias, como imagens, vídeos e depoimentos sobre o local.

Além da vantagem de um espaço garantido para conteúdo, unido a um processamento melhor e mais rápido para a utilização e navegação por parte do cliente, é possível conectar as informações e ações da plataforma com seus projetos empreendedores.

Isso porque, grande parte dos serviços de hospedagem disponíveis na web, possuem informações de fácil acesso nos chamados painéis de controle da hospedagem, onde podem ser encontradas as métricas relacionadas ao site.

É possível saber, por ali, por exemplo, quantas pessoas clicaram em um banner de ultrassom para cães que aparece como anúncio, dados sobre acessos de clientes, podendo fornecer informações como cidades, países e horários de acesso.

A empresa, então, consegue formar um grande e qualificado banco de dados relacionados ao comportamento do consumidor online, alcançando informações que podem ser entendidas como big data, uma popular e excelente forma de transformar dados e lucros.

Essa ferramenta também é essencial para a organização dos processos internos de uma empresa, em especial se o negócio for gerido por serviços de grande equipes de trabalho, com e-mails, funções e acessos diferenciados.

No caso do site de uma empresa de licenciamento ambiental Cetesb, por exemplo, onde são inúmeros os funcionários que cuidam de atendimentos, questões de estoque e serviços técnicos, é possível disponibilizar uma forma mais vantajosa de gerenciamento de e-mails.

Além de tudo, mexer em painéis de controle em sites de hospedagem geralmente são tarefas fáceis, justamente pela facilidade que estes serviços oferecem em relação à usabilidade e navegação por quem trabalha com o site da empresa.

Dicas de hospedagem para seu site 

Agora que a importância e o entendimento da hospedagem foram compreendidos, chegou a hora de você descobrir quais as melhores formas de implementar esses serviços para o seu negócio, com o mínimo de complicações e com as máximas vantagens.

Primeiramente, é preciso entender que a hospedagem do seu site funciona como uma residência, e que para garantir esse espaço é preciso pagar uma espécie de aluguel, que no caso, são os planos oferecidos pelos sites de hospedagem.

Mas para que ela possa ser feita, é preciso criar o domínio do site, que funciona como o endereço de uma casa. Nesse caso, o nome do domínio deve ser escolhido e comprado em sites especializados disponíveis na internet.

Opte por domínios fáceis, que levam o nome do seu negócio e que possam ser fáceis de digitar e encontrar nos buscadores, evitando sempre a escolha por nomes já conhecidos no mercado, bem como identidade de marcas conhecidas.

A próxima dica é entender melhor que tipo de domínio você gostaria de ter em seu site. Como qualquer outro serviço, a hospedagem oferece inúmeras formas e possibilidades, criadas para cada tipo de demanda, por exemplo:

  • Hospedagem Compartilhada;
  • Hospedagem Dedicada;
  • Hospedagem VPS;
  • Hospedagem em Cloud.

Vamos entender cada uma delas:

1 – Hospedagem Compartilhada

Esse é um tipo de serviço popular de hospedagem, onde um mesmo site divide o servidor de armazenamento de dados com outros sites. Geralmente esse serviço se torna mais barato que os demais, justamente pela não exclusividade do banco.

2 – Hospedagem Dedicada

Diferentemente da opção anterior, este tipo de serviço trabalha atento às necessidades específicas do seu site, procurando soluções e vantagens que caibam dentro da proposta. É uma forma de exclusividade, o que torna o serviço mais caro, porém mais certeiro.

3 – Hospedagem em VPS

Nessa modalidade, é como se você tivesse um tipo de servidor virtual e particular dentro de uma hospedagem compartilhada. Geralmente é necessária em casos em que sites necessitam de assistências personalizadas, ainda que dividindo armazenamento.

4 – Hospedagem em Cloud

Com a hospedagem em cloud, é possível mesclar a utilização em dois ou mais servidores, permitindo migração de programas, sistemas e armazenamento de um para outro. 

Essa é uma boa opção para quem pretende ter backups ou auxílios em casos de instabilidades, ou quando adquire uma grande quantidade de dados, como grandes  empresas de sistema de distribuição de energia elétrica.

Nesse caso, a compra por um serviço de hospedagem simples poderia prejudicar a navegabilidade e usabilidade, por parte de clientes e gerenciadores.

Conclusão

Não existem dúvidas de que investir em uma hospedagem para seu site, com serviços de empresas confiáveis, pode ser, além de um alívio e prevenção de possíveis perdas de dados, uma ótima maneira de potencializar processos e atingir melhor seus clientes.

Seja em um blog de moda ou em uma empresa de fardas escolares. Procure sempre o melhor serviço para o tamanho e a necessidade do seu negócio e alcance resultados mais concretos para sua plataforma.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Leave a Reply

O email foi ocultado.