Mulher anotando em agenda
Finanças

Como um cronograma de publicações pode ajudar o crescimento de uma empresa?

Todo mundo que lida com marketing de conteúdo sabe da importância de manter a frequência do trabalho e do engajamento do público. Mas, afinal, qual é o papel do calendário de publicações nisso tudo?

Certamente, um conteúdo ou uma campanha não podem ser gerados apenas com base na solução que vai ser proposta ao mercado, seja um serviço ou um produto. É preciso compreender a fundo o público-alvo, e os modos de impactá-lo.

Essa própria estratégia também precisa levar em conta outros fatores, como cada perfil da persona, a convergência entre aquele segmento e outros nichos transversais, a cultura organizacional e os diferenciais da marca, etc.

Sem falar, é claro, no funil de vendas. Afinal, se os conteúdos não levarem em conta o estágio em que cada lead se encontra, dificilmente o negócio vai conseguir gerar um engajamento real e contínuo, que torne a empresa sustentável.

Todos esses conceitos/métodos são essenciais para um bom planejamento. O qual, por sua vez, sempre acaba esbarrando na questão do cronograma de publicações, também conhecido como agenda ou calendário editorial.

Em um primeiro momento, pode parecer que planejamento “editorial” seja algo exclusivo de revistas e jornais, mas não é nada disso. Qualquer marca deve seguir esse método, seja para falar de livros, roupas, alimentação, fitness ou qualquer outro segmento.

Na verdade, até mesmo os autônomos e profissionais liberais precisam. O maior exemplo é o dos influencers digitais, que, embora possa parecer que às vezes postam apenas de maneira espontânea, mas na verdade é planejada.

Outro erro muito comum é pensar que uma metodologia dessas seja muito racional, e acabe tornando a participação nas redes ou blogs algo superficial, sem autenticidade. Mas esse também é um erro, por vários motivos.

O primeiro deles é que, obviamente, ter um calendário não significa a impossibilidade de fazer um ou outro post fora dele. Você pode publicar uma foto, aproveitar uma notícia de última hora e até compartilhar um imprevisto que aconteceu durante o dia.

O que não é possível é ficar à deriva, pensando sobre o que postar alguns minutos antes da publicação. Outro motivo é o de que racionalizar o processo torna a produção mais fluida, mais tranquila e, por isso mesmo, mais genuína.

Ou seja, não é na correria que o conteúdo fica bom ou “autêntico”, mas com planejamento. Então, se você quer compreender como o cronograma pode ajudar nisso e no crescimento digital da sua marca, é só seguir adiante na leitura.

Por dentro do planejamento editorial

Como vimos, o calendário nada mais é do que uma etapa ou parte integrante do planejamento editorial, que é muito mais abrangente. Considerar a diferença entre ambos é o primeiro passo fundamental, para evitar confusões e dispersões desnecessárias.

Se uma loja que vende tornozeleira feminina ouro decide postar conteúdos sobre suas joias, o primeiro esforço deve ser o de fazer um plano de marketing digital. Essa etapa inclui diversos setores do negócio e várias expertises diferentes.

Depois de amadurecido o planejamento, alguns desses esforços já não vão fazer parte da estratégia do calendário. Como, por exemplo, as definições das métricas e modos de mensurar os resultados, que geralmente ficam a cargo de outra equipe.

Já outros pontos do planejamento farão parte integrante da agenda, inclusive no sentido de que a mesma equipe ou as mesmas pessoas é que vão participar do trabalho. Como na definição sobre quais redes, mídias ou canais serão utilizados.

Mais um ponto convergente: o das ferramentas que serão utilizadas, especialmente no sentido de automatizar as postagens. 

Lembrando que programas que automatizam curtidas e seguidores, burlando o sistema, não são bem-vindos pelas plataformas.

Ademais, se o seu canal divulga o trabalho de parceiros, o planejamento precisa alinhar o time do calendário com o do comercial. Assim, para saber quantos posts sobre os doces finos para aniversário vão precisar subir, a agenda necessita de alguns subsídios.

Por isso, é comum, nesses casos, o pessoal do comercial trabalhar junto com o do marketing. Isso também vai ajudar quando o assunto for a persona do público, para definir questões como horário, quantidade e repetição de postagens.

O que não pode faltar no cronograma?

Antes de aprofundarmos alguns detalhes técnicos, é preciso falar de modo estrutural sobre aquilo que não pode faltar em nenhum tipo de agenda/cronograma editorial, seja qual for o tipo de postagem ou mesmo de produto em questão.

O primeiro ponto mais evidente é o das datas e horários de publicação. Realmente, postar algo sobre plotagem para porta de vidro pode ser bem diferente de postar algo sobre jornalismo, política e opinião pessoal.

Em um caso, o resultado seria melhor em horários não comerciais, como pela manhã, no almoço ou após as 18h. No segundo caso, uma novidade pode exigir que a postagem seja feita no meio da tarde, sob riscos de perder o timing.

O importante é saber que, mesmo no caso de haver imprevistos, é preciso ter um calendário fixo das datas e horários das postagens principais. 

Elas podem ser semanais ou mesmo diárias, esse é outro ponto que cada marca aprende com o tempo.

Se a equipe for maior, não pode faltar a delegação do nome da pessoa responsável pelas interações, ou ela perderia o controle após a publicação. Além disso, é preciso considerar o status da produção, considerando-se, portanto, cinco etapas essenciais:

  1. Produção do conteúdo;
  2. Aprovação do post;
  3. Agendamento do conteúdo;
  4. Publicação do post;
  5. Acompanhamento e interações.

Por exemplo, no caso de uma escola particular infantil, pode haver épocas do ano com excesso de interação, como nos meses de matrícula. Daí a importância de diferenciar as etapas entre quem produz, quem programa e quem dá todo o suporte posterior.

É claro que já existem programas e softwares que contribuem muito para essa rotina. Vamos tratar deles ao fim, mas é preciso ter em mente, desde já, que a estruturação do cronograma e o alinhamento das equipes independe de automações.

Sobre as vantagens e os benefícios

Até aqui já deve ter ficado claro que os benefícios e vantagens de desenvolver um cronograma de publicação não são poucos. Como se sabe, hoje em dia o crescimento nas redes é uma condição para o crescimento da própria marca.

Além disso, organicamente esses fatores ajudam a criar oportunidades. Ou seja, ao obter sucesso nas ações digitais sobre extintor automotivos, você gera mais leads, mais prospects, mais vendas e, por consequência, mais rentabilidade e lucratividade.

Se a venda sempre foi a alma de qualquer negócio, hoje podemos dizer que o marketing digital é que representa esse papel. Assim como o cronograma faz parte essencial dessa dinâmica, a começar pela quantidade e pela qualidade.

A quantidade de postagens deve aumentar, já que você terá semanas ou mesmo meses de antecedência para pensar em pautas e assuntos pertinentes. Então já faça sua agenda com isso em mente: aumentar a quantidade de publicações.

A qualidade segue a mesma lógica, no sentido de que você vai poder desenvolver melhor seus conteúdos, e até mesmo revisá-los com mais paciência. Também assim, você já não vai cometer erros, como fazer publicações duplicadas em suas redes.

No caso de um blog sobre aula de natação para iniciantes, por exemplo, isso pode ser ainda mais importante. Afinal, desenvolver várias páginas explorando a mesma palavra-chave principal pode ser ruim para o SEO, então o cronograma evita isso.

Outra vantagem estratégica é recordar-se de que toda marca tem dois ou três perfis de persona. Logo, é preciso distribuir muito bem os conteúdos, de modo que levem em conta não apenas o funil de vendas, mas também o visitante que vai ser visado.

Quais plataformas eu devo utilizar?

Os programas dependem, em grande medida, das plataformas de publicação. Quando o assunto são os blogs, a plataforma mais conhecida é a do WordPress, que já tem um sistema de cronograma integrado, facilitando muito o serviço.

Além disso, ele e outras plataformas similares integram a questão das palavras-chave. Se você utilizou o termo catraca para academia como palavra primária, pode utilizá-la como secundária em outros posts, por indicação da plataforma.

Quando se fala em redes sociais, tanto as plataformas de postagem quanto os programas de automatização são em quantidade bastante diversificada. 

Cada negócio deve saber em qual rede social precisa focar os esforços, por exemplo:

  • Para textos curtos ou longos: Facebook e Twitter;
  • Para mensagens instantâneas: WhatsApp e Telegram;
  • Para fotos e imagens: Instagram e Pinterest;
  • Para vídeos e músicas: YouTube, TikTok, entre outras.

Também há opções mais nichadas, como para o mundo corporativo (Linkedin e Bebee são as maiores). Elas podem ajudar uma empresa terceirizada motoboy a fazer vários contatos e até mesmo contratar mais colaboradores para seu negócio.

Atualmente, todas essas plataformas costumam ter uma sessão de tipo “Estúdio Profissional”, focado justamente em automatizar as publicações e fazer a agenda editorial funcionar melhor.

Com isso, vemos como um cronograma bem feito pode ajudar e muito no crescimento de uma empresa, tanto para resultados imediatos quanto de médio e longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Finanças

Conselhos que qualquer pessoa pode seguir para melhorar as suas finanças

O dinheiro e as finanças são uma parte importante da vida.Você quer ter certeza de aprender tudo o que puder sobre isso. Além disso, você precisa construir confiança nas escolhas que fizer. Este artigo irá pô-lo a par de questões importantes relacionadas com as finanças pessoais.

Orçamento pessoal

Crie um orçamento pessoal usando as suas receitas e despesas. Primeiro você precisa determinar o seu rendimento mensal após os impostos. Certifique-se de que ao fazer o cálculo, você inclui todos os rendimentos adicionais, tais como pagamentos de renda de outra propriedade ou salários de um segundo emprego. Não deixe que a sua renda total exceda as suas despesas.

Definir objetivos financeiros concretos

A seguir, faça uma lista completa do que você gasta mensalmente. Todas as suas contas e despesas devem ser contabilizadas. Não se esqueça de nenhuma despesa. Os custos de alimentação, datas e refeições em restaurantes terão de ser incluídos. Certifique-se de que a sua lista cobre tudo.

Seu plano de orçamento pode ser formulado quando você souber quanto dinheiro você realmente tem a cada mês. Comece olhando para todas as despesas que estão na sua lista. Decida se comprar café durante o seu dia de trabalho é obrigatório ou se você pode fazer o seu próprio café em casa. Você pode encontrar despesas que você não precisa apenas estudando a sua lista.

Contas de serviços públicos

Você pode ter contas de serviços públicos altas se você não atualizar alguns aspectos da sua casa. É fácil encontrar maneiras de economizar energia ou usar menos água em sua casa. Tente fazer compras de eletrodomésticos recém-projetados que são construídos para ser menos desperdiçadores e reduzir os custos por uso ao longo do tempo.

Tomar decisões

É uma medida sensata para avaliar os seus electrodomésticos mais antigos e substituí-los por modelos mais recentes e eficientes em termos energéticos. Você verá uma queda nas suas contas de energia quando mudar para aparelhos eletrônicos que são eficientes em termos energéticos. Desligue qualquer aparelho que não seja usado com frequência, especialmente se tiver luzes indicadoras que estão sempre acesas. As pequenas luzes indicadoras podem consumir muita eletricidade com o tempo, o que significa que você terá uma conta de energia mais alta.

Uma maneira fácil de baixar a sua conta de electricidade é instalar um novo isolamento e mudar o telhado. Quando isolar devidamente a sua casa, pode poupar dinheiro em aquecimento e arrefecimento.

Dicas extras

Lembre-se de que quaisquer atualizações que você fizer em seus sistemas ou aparelhos são um investimento necessário. Use as sugestões aqui apresentadas para poupar algum dinheiro e evitar o estresse financeiro. Isso significa que o dinheiro no seu bolso é muito melhor utilizado do que o consumo de energia que vai pelo cano abaixo.

 

Marketing na internet
Dicas da QnaxFinançasNotícias

Passos para ter um negócio bem sucedido de Marketing na Internet

Você está pensando em anunciar seu negócio online? Se respondeu que não, certamente que deve analisar com mais atenção se quiser melhores resultados. Abaixo, você encontrará algumas idéias interessantes sobre marketing na internet para ajudá-lo a reinventar suas estratégias online.

Um link para todo o site irá aparecer em cada uma das páginas do seu site. A maioria dos webmasters coloca-as no fundo da página. Este tipo de link deve estar na página principal para que todos os seus clientes o vejam. À medida que as pessoas vão vendo o seu site, eles serão tentados a clicar nestes links de fácil acesso. Isto é então ligá-los às partes importantes do seu site, como a sua loja online ou a página de encomendas. Além disso, seu menu deve funcionar como um link para todo o site que guiará seus visitantes para as páginas que você quer que eles vejam em seu site. Cada um dos seus links deve ter uma descrição facilmente digerível. O seu menu deve ser fácil de entender e bem organizado.

Meta Tags

As meta tags são utilizadas pelos motores de busca para compreender o conteúdo do seu site. Esta etiqueta não é vista por seres humanos, apenas pelos motores de busca rastejadores. As meta tags que são usadas primeiro são as mais importantes e devem ser altamente relevantes para o conteúdo do seu site. Use outras meta tags quando apropriado em suas páginas para evitar o uso excessivo das meta tags. Ponha a tempo de analisar as palavras-chave mais importantes para o seu público-alvo e, em seguida, aplique-as como meta tags de forma apropriada.

Uma tag H é um tipo de tag HTML que significa o quão importante é um pedaço de texto especificado. Se você quiser que seu texto apareça em caracteres grandes e negrito, use a tag.

Use estas tags para os seus títulos e os parágrafos que são curtos, mais importantes. Seu título principal será indicado com uma tag H1, enquanto as tags H2 e H3 marcarão subseções e outros conteúdos vitais. Isso tornará a página mais fácil de ler para seus visitantes e os spiders dos mecanismos de busca poderão identificar rapidamente onde o conteúdo importante está localizado. Você deve sempre incluir as palavras-chave que você vai usar no título.

A fim de promover o seu produto na Internet, não se esqueça de inventar sempre novos e diferentes métodos. Webmasters fazem o máximo uso de SEO e outras técnicas de marketing com um histórico comprovado, mas você não tem que confiar apenas nesses métodos.

Considere usar o marketing na Internet também. Como os usuários da internet podem tender a se dedicar a várias coisas, muitos vídeos ou outros materiais da internet podem muitas vezes se tornar virais. Os usuários da Internet ajudarão a tornar seu conteúdo popular, compartilhando tal material viral com seus amigos. Itens que se tornam virais não duram muito tempo, mas podem ser muito úteis se você utilizá-los da maneira correta.

Pode ser difícil determinar quais ideias vão pegar, mas pensar fora da caixa deve ser o seu primeiro passo para localizar conteúdo único, divertido e digno de buzz. Se você pesquisar vídeos virais e descobrir o que é popular, você pode correr com ele. Dicas como esta são apenas o começo quando você está se concentrando em marketing na internet. À medida que o seu negócio cresce, você pode combiná-las com técnicas mais avançadas para desenvolver campanhas adicionais e alcançar novos mercados.