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Comércio on-line e entregas: tire suas principais dúvidas

Entenda como funciona o processo de compra on-line: da aquisição do produto até a entrega.

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Hoje em dia, fazer compras pela internet já se tornou algo comum para a maioria das pessoas, afinal, além de ser simples, é bem mais prático do que se deslocar até uma loja física. 

No entanto, ainda há quem tenha receios e dúvidas sobre comprar à distância. Se você é uma dessas pessoas, confira, abaixo, as respostas dos seus principais questionamentos sobre o funcionamento do e-commerce.

Como funciona a entrega de uma compra on-line?

O processo de entrega de uma compra virtual é dividido em quatro etapas principais:

  • notificação;
  • coleta;
  • roteirização,
  • entrega.

Notificação

Na notificação, a loja virtual é avisada que uma nova compra foi realizada. A partir da confirmação do pagamento, o pedido é separado e embalado para ser enviado.

Nesta etapa, também é feita a validação do endereço de envio, a emissão da nota fiscal, a confirmação da disponibilidade do produto em estoque, a definição da empresa de transporte e a classificação do pedido.

A classificação leva em conta o peso do produto já embalado, a data da compra, o local de entrega e outros pontos importantes.

Coleta

A etapa de coleta fica a cargo da empresa transportadora, responsável pela entrega que, literalmente, coleta o pedido na base da loja virtual.

Esse processo é registrado por meio de documentos, para que a loja tenha controle sobre a entrega do produto.

Ademais, vale a pena ressaltar que o prazo de entrega disposto no site começa a valer a partir da coleta.

Roteirização

A roteirização é uma etapa muito importante da entrega e que faz total diferença para a empresa.

Nela, os pedidos são classificados com base em seu endereço de entrega, para que os envios sejam feitos para localizações próximas umas das outras, no mesmo período.

Assim, a loja poupa recursos, pois evita que o entregador precise ir e voltar para o mesmo lugar várias vezes.

Entrega

Por fim, é feita a tão esperada entrega. Nela, o cliente recebe o produto comprado pelo site em sua casa.

Normalmente, é preciso assinar um papel para confirmar o recebimento e, em alguns casos, o número de um documento também pode ser solicitado.

Esse processo também faz parte do controle da loja, para que ela saiba se a empresa de transportes está cumprindo os prazos.

Quais são as modalidades de entrega do e-commerce?

Em geral, as lojas virtuais disponibilizam duas opções de entrega para seus clientes: feita por transportadoras ou pelos Correios.

A escolha da empresa de transporte varia de acordo com vários fatores, sobretudo, o valor, já que cada uma delas cobra preços diferentes.

No entanto, independente disso, a base de cálculo do custo do frete é composta por: opção de envio, CEP da entrega, peso e tamanho do produto.

Naturalmente, entregas mais rápidas são mais caras, assim como localidades afastadas do endereço físico da loja e produtos mais pesados.

Correios

Quando a entrega é realizada via Correios, a empresa tem duas alternativas: fazer um contrato com a agência ou pagar valores individuais para cada produto enviado. 

Caso a loja opte pelo contrato, o pagamento é mensal, e há descontos no envio. Do contrário, as taxas são pagas no momento do despacho, e o valor pago é cheio, sem nenhum tipo de desconto.

Quando o valor do frete não é repassado ao cliente, ainda assim, está embutido na compra. Portanto, pode-se dizer que é mais vantajoso para o consumidor que a loja faça esse contrato.

Transportadoras 

Ao optar pelas transportadoras, o contrato é obrigatório. Já os prazos e as formas de pagamento são combinados entre a loja e a transportadora escolhida, pois cada um dos prestadores desse tipo de serviço possui valores e processos internos, particulares e distintos.

Ainda, há sites que repassam as duas opções para o cliente, permitindo que ele escolha a que mais lhe agrada de acordo com os prazos e os preços cobrados.

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