Dicas da Qnax

O que é Computação em Nuvem? Guia Completo!

Você sabe o que é cloud computing, ou melhor dizendo em bom português “computação na nuvem”?

De forma resumida, a locação na nuvem nada mais é que o uso de serviços e recursos computacionais através da internet.

Aí entra aquela pergunta: “Por que eu preciso saber sobre cloud computing?” – Você já deve ter ouvido falar um pouco sobre os conceitos de “nuvem” no ramo da informática, mas talvez ainda não esteja certo de que essa é uma necessidade real para você e como isso pode melhorar os seus negócios.

Por isso, nós da Qnax – Servidores Dedicados no Brasil trazemos a você esse guia completo sobre tudo aquilo que todas as pessoas devem saber sobre uma computação em nuvem: O que é, quais os tipos, os benefícios dessa tecnologia e como você pode fazer para aplicar esse conceito de forma eficiente na sua vida, na empresa em que você trabalha ou no seu negócio.

Quer saber mais?

Continue nesse texto que vamos te contar tudo!

Infográfico explicativo da Computação em Nuvem

O que é Cloud Computing?

Como já dissemos na introdução desse texto, o conceito da computação em nuvem pode ser simplificado como sendo o uso de serviços e recursos computacionais por meio da internet.

O conceito de “ nuvem ” é basicamente isso – O conceito de usar a capacidade computacional da máquina, você usará a capacidade, a memória e o processamento de outros servidores que podem estar em praticamente qualquer lugar do globo terrestre.

Falaremos dos benefícios desse tipo de tecnologia um pouco mais adiante num tópico específico para isso, mas já adiantamos para você um deles – Ao usar uma nuvem para armazenar, processar ou executar os seus arquivos, você ganhará muito em fatores como segurança, velocidade e velocidade na diminuição de riscos. Já existe depender simplesmente da sua máquina e no caso dela parar de funcionar todo o setor da sua empresa ser prejudicado por isso? Em 2020 não dá mais né?

Como funciona o conceito de Cloud Computing?

Conceito do cloud computing

Além de saber o que é o Cloud Computing, você deve também querer saber mais sobre o funcionamento dele, certo?

O conceito de fundamentação na nuvem é bastante amplo e já utilizado desde os anos 2000, mas se popularizou nos anos pela melhoria nas condições de infraestrutura na internet e o surgimento de muitas empresas no setor.

O funcionamento básico ocorre da seguinte maneira:

  1. Existe um servidor remoto que irá conectar um dispositivo (ou vários dispositivos) utilizados pelas pessoas e empresas a recursos centralizados – Estes recursos podem ser programas, softwares ou até mesmo hardwares que podem ser utilizados para realizar o armazenamento de dados.
  2. Estes servidores podem estar ligados em praticamente qualquer lugar do mundo – Como a comunicação pela internet é quase instantânea, isso não trará nenhuma diferença no seu uso.
  3. Ao contratar um serviço de computação em nuvem, você estará fazendo uma contratação pelo uso de toda esta estrutura, além do suporte e atualizações.

 

Quais são os tipos de arquivo em nuvem?

Apesar do conceito de cloud computing ser bastante específico – A utilização de serviços e recursos por meio da internet, alguns tipos de base na nuvem. Quer saber quais são?

Nuvem Pública 

O primeiro tipo de computação em nuvem que vamos falar nesse texto é também um uso mais usado – A Nuvem Pública.

Ela tem esse nome porque os seus recursos são utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo, normalmente com o compartilhamento de dados e informações sendo feitas a todo momento e com a consciência do usuário.

O provedor faz a utilização da internet para deixar os recursos à disposição dos clientes e cada um fará os acessos com os recursos que contrataram no momento do fechamento do negócio.

Esse é o tipo de nuvem mais barato disponível tanto para o consumidor quanto para quem presta o serviço.

É bastante atribuída para aquelas empresas que não podem fazer um investimento maciço em cloud computing ou para aquelas que utilizem para tarefas rotineiras e que não precisem adquirir grandes recursos e sistemas.

 

Nuvem Privada 

Este é o tipo mais caro entre os três tipos de nuvens pois envolve uma estrutura mais robusta e mais dedicada à realização de cada tarefa.

As nuvens bloqueadas são definidas de acordo com a necessidade de cada cliente e são sistemas fechados onde só pessoas da sua empresa ou deseja acesso. O compartilhamento de dados e informações é totalmente restrito e controlado .

Esse tipo de serviço só pode ser prestado por empresas que escolhidas de acordo com rígidos padrões de segurança e privacidade de dados . Em caso de empresas europeias, há ainda mais certificações exigidas pela União Europeia quanto ao gerenciamento e gestão dos seus dados.

Este é um tipo de nuvem muito apropriada para negócios que envolvem a utilização de dados particulares – Nisso podemos incluir instituições, governamentais ou que prestem serviços para essas organizações.

Ao prestar serviços para alguns bancos, por exemplo, eles podem exigir que você tenha certificados sobre a segurança dos dados e informações particulares – E isso só será possível com um serviço de servidor em nuvem adequado e numa empresa que preste bem esse serviço ..

Nuvem Híbrida 

Como você já deve estar pensando, essa é uma junção dos dois mundos – nuvem privada e nuvem pública. Por esses motivos, uma nuvem híbrida acaba sendo uma escolha de muitas empresas – Ao unir o público compartilhamento de dados com aplicativos , como o caso da nuvem com a possibilidade de utilização de recursos privados e com segurança reforçada.

Esse tipo de cloud é atribuído para empresas e instituições queiram receber a computação em nuvem com o melhor custo benefício , sem abrir mão de fatores fundamentais como o sigilo de informações e dados .

 

Tipos de serviços de Cloud Computing

Modelo de Serviços da Computação em nuvem
Modelo de Serviços da Computação em nuvem

Além da categorização em nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida, uma Cloud Computing pode ser dividida também em tipos de serviços. Por isso mesmo listamos nós abaixo os principais tipos de serviço para que possamos ajudar você a entender qual é o melhor modelo para sua empresa.

Infraestrutura como Serviço (Infraestrutura como serviço – IaaS)

Esse é um modelo que utiliza os recursos de infraestrutura como um serviço na nuvem.

Nesse caso você estará fazendo uso de equipamentos como servidores, datacenters, racks, roteadores e transmissores de informação e dados . Esse tipo de serviço é indicado para empresas que precisem fazer bastante transmissão de dados e informações, bem como o armazenamento de dados em servidores na nuvem.

Os custos desse tipo de produto variam de acordo com a capacidade necessária – Se você precisar fazer muito armazenamento e muita transmissão de dados é justo que você pague mais por isso. Entretanto, como falaremos um pouco mais abaixo nesse texto, os custos ao contratar um serviço de cloud são bem menores do que se você mantivesse esses equipamentos ligados diretamente na sua empresa.

Entre as vantagens desse modelo está o fato de que não é necessário contratar uma franquia de maneira específica – Você pode usar tudo de acordo com a demanda da sua empresa, sem haver prejuízos em meses de menos utilização ou altos custos de expansão em caso de aumento repentino da capacidade.

Em resumo, você só gosta pela capacidade que você ou a sua empresa consumirem.

 

Plataforma como serviço (Platform as a Service – PaaS)

Por outro lado, a utilização do sistema de “ Plataforma como Serviço ” funciona de maneira diferente, onde você utiliza as plataformas da empresa de computação em nuvem para realizar o aprimoramento e modificações dos seus sites, softwares e aplicativos.

Nessas plataformas incluem-se sistemas operacionais, recursos para gerenciamento de sistemas, serviços de Business Intelligence (BI), entre outros.

Um exemplo das vantagens do uso das “Plataformas como Serviço” podem ser mostradas da seguinte forma:

Imagine que você tem um site ou aplicativo e acaba perdendo muito da sua produtividade através da resolução de problemas referentes à gestão administrativa, atualizações, correções e manutenções periódicas.

Ao terceirizar essas tarefas repetitivas para as plataformas de computação em nuvem é bem provável que você consiga ter um ganho enorme em agilidade, além de uma redução de custos.

Se você usar um serviço de plataforma como serviço, você ainda terá um aumento incrível com relação à produtividade de sua empresa, pois ela passará a gerenciar e se concentrar apenas no fato importante, deixando de lado questões secundárias.

Software como serviço (Software as a Service – SaaS)

Por fim, o terceiro tipo de serviço existente na nuvem é o Software como serviço. Esta modalidade permite a utilização de recursos de software de maneira on-line sem que eles obriguem a instalar na máquina (e às vezes até mesmo sem a necessidade de compra de uma licença definitiva).

Neste caso, você pode utilizar dos softwares mesmo que o seu computador pessoal não tenha uma capacidade computacional para realizar tais tarefas.

Existem casos de softwares de engenharia, por exemplo, extremamente pesados ​​devido aos recursos gráficos e cálculos avançados base nesse tipo de programa.

Nesses casos, o que muitas empresas do setor têm feito de maneira inteligente é fornecer a utilização de seus servidores para a realização de algumas tarefas mais complexas e pesadas.

Ao fazerem isso, elas trazem maior facilidade ao usuário (que não precisa de computadores robustos para trabalhar) e ao mesmo tempo ganham novas possibilidades de renda ao cobrarem um valor para que os servidores façam esse trabalho por você.

Quais são os principais benefícios do Cloud Computing

Imagem explicativa dos benefícios de uma computação na nuvem .

Como já citamos, a fator em nuvem já é hoje uma realidade e trabalhar com eles cada vez mais têm-se tornado muito mais que vantagem, mas também uma necessidade de adaptação a novos tempos.

Entre os fatores-chave que podem ser destacados como bons benefícios desse modelo da computação em nuvem, podemos destacar os seguintes:

  • Aumento na segurança
  • Melhoria no desempenho
  • Redução de Custos de Expansão
  • Redução dos Custos de Manutenção
  • Diminuição do uso de espaço físico
  • Aumento da Eficiência
  • Maior liberdade geográfica
  • Flexibilidade na gestão dos recursos

 

Falaremos um poucos sobre essas vantagens de forma mais detalhada nos itens abaixo:

Aumento na Segurança

Um dos principais fatores levados em consideração pelas pessoas que pretendem contratar um serviço de computação em nuvem certamente é o aumento da segurança.

Essa segurança pode ser tanto do ponto de vista do armazenamento de dados (que estava alocados em mais de um servidor para que existam cópias de segurança e você não perca os seus dados) quanto de outros fatores como as proteções contra cibernéticos.

Pelo fato de lidarem o tempo todo com arquivos de clientes e estas muitas vezes sejam confidenciais ou extremamente importantes ou urgentes, como empresas que prestam serviços de base na nuvem num geral são bastante preparadas para a contenção de dados cibernéticos , evitando-se assim como fatores como roubo de dados, espionagem e invasão de sistemas tecnológicos particulares.

 

Melhoria no desempenho

Outro fator que é bastante levado em consideração no momento da contratação de serviços de computação em nuvem é uma melhoria no desempenho em relação ao modelo computacional tradicional.

Por promoverem a utilização de máquinas preparadas e construídas com essa base, a tecer em nuvem faz com que os processos sejam feitos de maneira podem mais rápida e eficiente – O que depende do setor e da empresa aumentar e muito a produtividade.

Se você ainda tem um servidor físico na sua empresa, deve considerar de forma importante sobre os riscos que você corre ao utilizar-lo e além disso no tempo que você pode estar gastando sem necessidade com as tarefas que um computador deve fazer para você.

Redução de custos de expansão

Se você é gestor de algum negócio – Seja ele físico ou on-line, já deve ter passado pela seguinte situação.

“Preciso expandir a capacidade da minha empresa, mas não tenho dinheiro para investir em máquinas que não são prioritárias à atividade-fim dela.”

Felizmente, esse é mais um fator que o uso da nuvem pode trazer soluções para o seu negócio.

Por que você deveria comprar mais máquinas e servidores, se pode simplesmente fazer uma migração de plano na empresa que você contratou para esta especial?

Além da economia financeira que esse tipo de estratégia pode fazer no seu negócio, não podemos esquecer de um outro benefício…

Custos de manutenção? Esqueça!

Como dizia o Julius de “Everybody odeia Chris”: “Se eu não comprar, o desconto é maior”.

Da mesma forma, adaptar podemos esse conceito para a computação em nuvem: “Se eu não tiver um servidor físico, o custo é menor” .

As manutenções e atualizações dos sistemas normalmente já estão inclusas no pacote e ficam a cargo da empresa de cloud server que você contratou – Ou seja, esses custos são boas opções do que você pode tirar da linha de despesas do balancete mensal ou anual da sua empresa …

Diminuição do uso de espaço físico

Assim como eu, você sabe – O m² de terrenos e edificações – sobretudo em grandes cidades – está cada vez mais caro e adquiri-los (ou alugá-los) traz custos cada vez mais consideráveis ​​na hora de fazer uma análise “na ponta do lápis ”.

Se você precisar ter um espaço dentro da sua empresa dedicado exclusivamente para abrigar os seus servidores e máquinas, você terá um custo e uma ociosidade de espaço importante.

Além disso, terá custos constantes com a manutenção, refrigeração e limpeza do espaço.

Sendo assim, talvez seja hora daquele “cômodo dos servidores” ser substituído por um servidor de nuvem e assim você ganhar um espaço dentro do seu próprio imóvel para utilizá-lo em outras coisas mais importantes no momento.

Liberdade Geográfica

Mais um dos fatores em que a computação em nuvem ganha de lavada dos modelos anteriores – Pelo fato de estarem longe de você, mas perdida com o uso da internet, você pode ter o acesso aos dados e informações de forma muito mais prática e tranquila .

Isso pode facilitar também o trabalho remoto (ou home office) que ganhou bastante espaço pelas necessidades trazidas na pandemia de Covid-19.

Muitas empresas acabaram tendo que reformular a forma de trabalho nesses tempos e muitas das funções só puderam ser exercidas em home-office devido ao uso de bons servidores em nuvem.

Traz flexibilidade na gestão dos recursos

A eficiente gestão dos recursos em qualquer empresa mostra-se cada vez mais como uma importante

Concluindo … O Cloud Computing traz um excelente ganho de eficiência para sua empresa.

É claro que todos os itens anteriores serão sintetizados em uma palavra muito buscada pelos gestores: eficiência .

A eficiência geral trazida pela utilização da computação em nuvem é muito grande pois permite que sua empresa utilize as estruturas otimizadas de outras empresas e a sua responsável por fazer apenas o trabalho ao qual se propõe.

Com servidores em nuvem você pode economizar em tempo, espaço e dinheiro – Ou seja, não há porquê de não contratar um serviço de computação em nuvem.

 

Cloud no brasil

A utilização de serviços de cloud no Brasil já é bastante satisfatória, mas ainda há algumas dúvidas importantes quanto aos serviços que você pode contratar de empresas brasileiras com data centers adquiridos no Brasil – isso trará muita segurança e maior conhecimento para você 🙂

Nós, da Qnax estamos prontos para oferecer a você diversos produtos que vão atender às expectativas do seu negócio a um preço justo e com o melhor suporte que você irá encontrar no mercado.

 

Serviços de cloud prestados pela Qnax

INCOMPARÁVEIS!

Os nossos planos de cloud VPS (Nuvem Privada), são para você e para a sua empresa os melhores recursos e o melhor desempenho, entregando a você a melhor relação custo-benefício na melhor infraestrutura do Brasil

 

Fornecemos uma virtualização de alta performance para plataformas Linux ou Windows Server . Temos um Data Center no Brasil, em São Paulo e com preço acessível.

 

Confira alguns de nossos produtos e preços:

CLOUD 1 – Por R $ 69,95 / mês você tem acesso a:

CPU Intel Xeon

1GB Memória Ram

50GB Espaço SSD

Painel de Controle

1 Gbps de Uplink

Tráfego ilimitado

IPv4 e IPv6 Dedicado

Ativação Imediata

CLOUD 2 – Com R $ 99,95 por mês você tem acesso a

2 vCPU Intel Xeon

2 GB Memória Ram

50 GB Espaço SSD

Painel de Controle

1 Gbps de Uplink

Tráfego Ilimitado

IPv4 e IPv6 Dedicado

CLOUD 3 – Com R $ 159,95 por mês você tem acesso a:

2 vCPU Intel Xeon

2 GB Memória Ram

50 GB Espaço SSD

Painel de Controle

1 Gbps de Uplink

Tráfego Ilimitado

IPv4 e IPv6 Dedicado

Ativação imediata

CLOUD 4 – Com R $ 269,95 por mês você tem acesso a:

4 vCPU Intel Xeon

8 GB Memória Ram

50 GB Espaço SSD

Painel de Controle

1 Gbps de Uplink

Tráfego Ilimitado

IPv4 e IPv6 Dedicado

Ativação imediata

Em todos os casos, o licenciamento do Windows Server Standard já está incluído no plano.

Estes planos não são indicados para plataformas de negociação 

Caso este seja um produto de interesse para você recomendamos o Cloud Trader, que você pode conhecer clicar AQUI [ https://qnax.com.br/cloud-trading ]

 

Planos Avançados

Se estes recursos ainda são pouco para você, você pode contratar ainda mais capacidade e completar a ativação em até 24h.

Estes são os nossos planos avançados

Gostou do conteúdo? Conte pra gente nos comentários e nas nossas redes sociais: qual é a sua maior dúvida quando você pensa em cloud e servidores dedicados? Quem sabe nosso próximo post não resolve a sua dúvida, hein?

 

Veja também :

Servidor Avançado do Free Fire: e algumas atualizações

GUIA COMPLETO : Como Escolher um Provedor e Como Acessar seu Servidor de Cloud

 

 

 

2 comentarios

  1. Ganhar dinheiro com tecnologia: 6 profissões para iniciar.

    […] Tendo experiência em tecnologias como computadores e internet, as oportunidades de emprego para um programador são bastante grandes. […]

  2. Negócio online. O que é preciso para montar um modelo duradouro?

    […] Uma forma de proporcionar todos os documentos e arquivos necessários para seus funcionários tocarem o negócio online é a empresa investir em sistema de gestão e armazenamento na nuvem. […]

Leave a Reply

O email foi ocultado.