Dicas da Qnax

Agenda: saiba porque é importante ter uma

Ferramenta é útil para ajudar a organizar e equilibrar compromissos tanto pessoais quanto profissionais.

Um dos seus planos para o ano novo é, finalmente, conseguir equilibrar os compromissos do trabalho com uma vida mais saudável, passando mais tempo de qualidade com as pessoas que são importantes para você? Ter uma agenda pode ser o primeiro passo para chegar a esse objetivo.

Existem várias ferramentas digitais que funcionam como agenda e facilitam a vida, mas nenhuma delas substitui a tradicional, de papel. Pelo contrário, elas se complementam. Escolher um modelo diferente ou com um tema que você goste é uma boa ideia para deixar a organização de atividades mais prazerosa.

Está pensando em comprar uma agenda para 2021, mas não tem certeza de que isso é para você? Os motivos a seguir vão te mostrar porque você deveria adquirir a sua quanto antes.

Ativa a memória

Quando você anota um compromisso na agenda, a parte do cérebro que faz o reconhecimento visual das palavras também é ativada, sendo mais uma garantia de que você não vai esquecer o compromisso. No entanto, caso esqueça, a agenda estará lá para te relembrar.

Torna suas prioridades visíveis

Nem sempre a gente consegue fazer tudo o que está previsto no dia, então uma agenda de papel pode te ajudar a identificar o que é mais urgente. Como você visualiza todos os seus compromissos em uma página, é possível ter uma visão geral de como será a sua rotina.

Você pode, por exemplo, circular o que é urgente e começar com essas atividades. Vale anotar tudo: desde reunião no trabalho até aula de ioga, segunda-feira sem carne e café com um amigo. Inclusive, esse é um bom jeito de aprender a priorizar os compromissos com a sua saúde e vida pessoal.

Facilita a marcação de compromissos

Uma dica para usar a agenda com eficiência é anotar os horários na frente dos compromissos e fazer isso por ordem cronológica. Assim, se você precisa marcar uma reunião ou uma consulta, basta ir à página daquele dia e identificar quais são as horas livres, evitando que você se confunda.

Funciona em qualquer lugar

A ideia é levar a agenda sempre com você para ter todos os compromissos e as anotações disponíveis 24 horas, 7 dias por semana. Ao contrário das agendas on-line, essa não precisa de bateria ou internet, ou seja, você não corre o risco de não conseguir consultá-la quando mais precisa.

Pode ser usada como um diário

Como a agenda de papel não tem as limitações de uma ferramenta digital, você pode separar um espaço todos os dias para escrever como se sente ou marcar algum acontecimento importante. Assim, ela funciona como um diário, te ajudando a desabafar e lembrar quando os eventos aconteceram.

Garante que você não perca prazos

Além de anotar os prazos, você pode colocar lembretes de que alguns deles estão chegando nos dias que antecedem a data final. Dessa forma, você reforça essa informação, o que aumenta as chances de que você não perca nada ou deixe para o último momento.

Ajuda a lembrar os aniversários

Quem tem o hábito de usar agenda costuma esquecer menos os aniversários dos amigos, dos familiares e de outras pessoas importantes. Uma dica é anotar todos eles logo no início do ano. Assim, quando o dia chegar, você vai abrir a agenda e lembrar.

É prazeroso marcar atividades completas

Para ir acompanhando o que já foi feito e o que ainda falta ao longo do dia, é uma boa ideia dar check sempre que finalizar uma atividade. A sensação de tarefa cumprida certamente te dará ânimo para partir para o próximo item da lista.

 

Leave a Reply

O email foi ocultado.