Tecnologia

Conheça algumas tendências de tecnologia para o ano de 2021

2020 foi um ano em que a tecnologia foi fundamental na vida de cada pessoa. Os avanços tecnológicos ficaram cada vez mais próximos do nosso dia a dia, e muitas pessoas tiveram que aprender as pressas a se modernizar e lidar com estas tecnologias.

Um fator que já é constante no mercado é que a tecnologia segue em constante atualização e movimento. 

Por isso, em um ano onde muito se modernizou e diversas tecnologias tiveram que se adequar a um novo estilo de vida, os avanços acabaram sendo ainda mais rápidos.

Boa parte dos serviços de empresas de instalação elétrica acabou migrando para o digital, com apenas as instalações em si sendo necessárias a presença física no ambiente. Isso acontece graças aos avanços da tecnologia.

A tendência é que em 2021, essas tecnologias consigam ser ainda mais exploradas e melhoradas, uma vez que muitas pessoas estão tentando facilitar o padrão de vida e o dia a dia da sociedade.

Um mundo que teve que se adaptar a tirar de sua rotina o contato físico e o agrupamento social precisa de muito apoio da tecnologia, uma vez que ela permite uma normalização da sociedade, garantindo assim que as pessoas seguirão trabalhando e se divertindo.

Até alguns anos atrás, era impensável a quantidade de possibilidades que a tecnologia de hoje oferece. Desde facilitação para diversos elementos da vida cotidiana até a automação inteligente e máquinas que conseguem aprender e se adaptar, os avanços nunca param.

Hoje, com um notebook novo em mãos você pode fazer muitas coisas que a pouco tempo atrás não seriam praticáveis, principalmente, profissionalmente falando.

Tendências para 2021

Dentre as possibilidades que o ano de 2020 criou, algumas tendências acabaram caindo no gosto popular. Sendo elas:

  • Trabalho remoto;
  • Serviços de entrega;
  • Área da saúde;
  • Infraestrutura;
  • Tecnologia industrial.

Além de avanços tecnológicos que se mostraram muito úteis, atraindo o interesse de especialistas. 

Trabalho remoto

Com o home office se tornando um fator comum no dia a dia, para respeitar as novas regras de convivência com o isolamento social, muitos recursos que antes ainda estavam em estágios iniciais de desenvolvimento acabaram recebendo uma injeção de atualizações.

Um dos tipos de programa mais impactados foram aqueles de videoconferência. Hoje, diversos programas com funcionalidades diferentes estão cada vez mais atualizados e apresentando soluções para melhorar o dia a dia do trabalho remoto.

Se você trabalha em casa, com uma máquina para cortar vidro, pode começar a realizar todo o processo remotamente. Isso porque além da produção, pode criar um site para vender o produto final.

O home office, que antes era visto com desconfiança por muitos empregadores, acabou se tornando a única opção, o que permitiu a esse modelo de trabalho mostrar sua força e suas diversas vantagens.

Pensando nisso, muitas empresas estão se adaptando para manter o home office mesmo depois que as coisas se normalizarem, uma vez que os benefícios acabam compensando muito.

Serviços de entrega

Um outro elemento importante de 2020 foi o aumento em contratações por delivery de comida e mercado. Essa tendência se popularizou por conta do isolamento social, mas pela facilidade deve se manter em alta.

Alguns serviços, como o de conserto de módulo de injeção eletrônica precisam de um atendimento presencial. Tirando esse tipo de trabalho, você pode fazer quase tudo sem contato físico hoje em dia.

Dentre as inovações na área, a entrega sem contato certamente tem sido uma das principais formas de utilizar o delivery de forma segura e inteligente. Em alguns lugares do mundo, as entregas são feitas diretamente por drones.

Para o setor alimentício, uma das principais alterações é o fato de não precisar haver um encontro entre o entregador e o cliente.

Aplicativos de alimentação oferecem diversas opções sem contato, desde a entrega da compra em uma portaria até o rastreio do item, para que o entregador possa colocar o pedido na porta da pessoa e ela possa retirar sem nenhum tipo de contato humano.

Um colégio particular, por exemplo, pode precisar enviar alguma documentação para os alunos. Se esse documento obrigatoriamente precisar ser físico, é possível contar com um serviço de entrega sem contato para a entrega.

A tendência nas entregas sem contato é que em 2021 o número de opções aumente ainda mais, criando assim uma forma segura de pedir alimentos ou outros serviços de delivery sem precisar se preocupar.

Área da saúde

A medicina é uma das áreas de maior interesse de especialistas em tecnologia. Isso porque as inovações no setor são planejadas para salvar vidas.

Durante um dos momentos mais atípicos do mundo, essas inovações têm sido fundamentais para que as pessoas possam continuar se cuidando.

Um dos principais avanços para 2021 será o aumento do teleatendimento. Assim, você não precisará mais se deslocar a um consultório médico para seu atendimento.

Isso significa que você não precisa bater seu relógio ponto digital mais cedo e perder um dia de serviço para uma consulta, podendo continuar o trabalho remoto até o momento exato do atendimento.

Com uma simples ligação de vídeo, conseguirá conversar com o médico e expor todos os problemas que está sentindo, recebendo um diagnóstico e encaminhamento de tratamento adequados.

As consultas virtuais têm se provado um grande benefício tanto para médicos que conseguem atender muito mais pacientes quanto para pacientes que podem continuar exercendo suas atividades do dia a dia e não precisam se deslocar até o atendimento.

Alguns serviços de videoconferência específicos para médicos foram criados, com funcionalidades novas que permitem o apoio de inteligências artificiais para diagnósticos.

Além da entrega de receitas médicas eletrônicas e outros benefícios importantes para este novo ano.

Infraestrutura

Quando o isolamento social começou, muitas pessoas acabam sofrendo mais os impactos porque as empresas de internet não estavam preparadas para o aumento na necessidade do serviço.

A qualidade dos sinais era muito abaixo do esperado, e diversos problemas ocorreram em 2020 com relação a redes fixas e móveis.

Hoje, uma boa opção para empresas é o espaço de coworking, que já provê uma infraestrutura adequada para a utilização da internet como ferramenta de trabalho.

Entretanto, a necessidade fez com que os avanços tecnológicos da área caminhassem rapidamente, e muitas empresas têm se dedicado exclusivamente a esse tipo de inovação.

A tendência é que em 2021 se estabilize uma nova forma de conexão, principalmente, no campo móvel com a internet 5G. Assim, problemas de conectividade serão cada vez mais raros, enquanto novos sistemas e aplicações criam mais facilidades para o dia a dia.

A ideia de muitas cidades tem sido tornar o máximo possível de locais conectados.

Por isso, existe toda uma movimentação pública para a criação de cidades inteligentes, com postos de Wi-Fi e áreas de conectividade para que todos possam acessar com facilidade todos os serviços disponíveis na internet.

Tecnologia industrial

Outro dos pontos que mais sofreu os impactos da variação que ocorreu no mundo em 2020 foi o setor da indústria. Foi preciso se reinventar e se adaptar para não sentir um impacto tão negativo e direto.

Pensando nisso, muitos elementos da indústria receberam grandes avanços em questão de automação. 

A tendência então é que elementos como as inteligências artificiais sejam cada vez mais aprimoradas para conseguir melhores resultados.

A Internet das Coisas (IoT) também tem sido uma tecnologia muito estudada para melhorar os serviços de indústrias. 

Trata-se do ato de automatizar elementos comuns do dia a dia para conseguir automatizar processos mecânicos e ganhar tempo e qualidade no serviço

Setores mais afetados

Alguns setores dentro da própria área tecnológica receberão uma atenção mais especial neste ano, conquistando uma série de avanços que melhorarão não só o dia a dia do setor mas o mercado como um todo.

O primeiro e principal ponto que a maioria das empresas está observando constantemente é a segurança. Isso porque a utilização irrestrita da internet cria novos riscos que precisam ser visualizados com frequência.

Por isso, é importante estar sempre um passo à frente na questão da segurança na internet. O constante compartilhamento de dados, principalmente, em uma época de compras online e outros serviços que exigem apresentação de documentos.

As empresas então têm se esforçado para criar um ambiente seguro virtualmente, impedindo que outras pessoas sofram qualquer tipo de ataque virtual.

As melhorias nos prestadores de serviços para internet também é visível. As conexões são cada vez mais necessárias, não só para diversão e lazer, mas como parte fundamental da movimentação da economia.

Hoje as empresas literalmente dependem de uma boa conexão com a internet para existir. 

Pensando nisso, muitos provedores de serviços de internet têm investido seu capital para criar melhorias no atendimento, oferecendo servidores mais estáveis e menos riscos de queda.

Quanto mais é criado nesse aspecto, melhor é o resultado para o cliente final. Isso porque a velocidade da conexão tem se tornado cada vez mais rápida, permitindo uma série de interações importantes que acontecem simultaneamente.

Em uma casa com vários moradores, por exemplo, todos podem trabalhar remotamente sem riscos de quedas ou lentidão na conexão.

Considerações Finais

2021 é um ano com muitas promessas para o campo tecnológico. A movimentação do setor tem sido cada vez mais rápida, e a necessidade dessas melhorias também.

Até mesmo um motoboy entregador hoje precisa da tecnologia para conseguir desenvolver seu trabalho, seja pelo aplicativo de entregas ou equipamentos como GPS.

Por isso, podemos notar que as empresas responsáveis por estudar e criar novas tecnologias estão buscando novos recursos, experiências e adaptações para conseguir criar um conteúdo cada vez melhor para o usuário final.

Deixe um comentário

O email foi ocultado.